domingo, 25 de setembro de 2011

Aniversário do Papi!

Hoje o papai completa 67 anos e só Deus sabe o quanto eu gostaria de estar lá nesse momento. Nossa família não tem o hábito de comemorar aniversário, então não é só pelo fato de o papai estar aniversariando que eu gostaria de estar presente, mas por ele me fazer falta diariamente.

Sei que é muito fácil dizer isso quando estamos longe, até porque a distância sempre faz com que nossos relacionamentos pareçam uma maravilha, quando sabemos que não é bem assim.

Bem sei que meu comportamento para com o papai não era dos mais exemplares, muito menos a minha falta de paciência ou o fato de sempre ser muito calada e não querer ficar conversando muito.

Lembro uma vez, no caminho para a academia, que o papai reclamou porque não me via empolgada com a minha profissão (tinha acabado de me formar e aguardava o estágio aqui na França), não falava sobre meus planos futuros, não conversava...

Acho que sempre tenho minhas ressalvas quanto a isso por ter medo de não dar certo tudo o que planejei, ou até porque também vivo mudando de plano, então acho que nem vale a pena comentar.

Em alguns momentos, tenho apenas medo de frustrar meus pais, de não ser tudo aquilo que eles pensam que sou ou de não ter a capacidade que eles acreditam que tenho.

O papai é uma das pessoas que mais amo no mundo e jamais gostaria de magoá-lo, mas sei que esse meu silêncio, além de deixá-lo preocupado ou ansioso quanto ao meu futuro, faz com que ele se sinta repelido por mim.

Nunca quis que ele pisasse em ovos comigo, mas por anos o nosso relacionamento foi dessa forma. E a culpa foi minha.

Por que é tão fácil ser simpática e amorosa com pessoas que mal conhecemos, ser paciente com alguém que nunca vimos antes, mas tão difícil fazer isso com quem amamos? Talvez seja por comodismo, vai ver eu sei que o papai nunca vai me fechar a porta na cara ou me negar um favor, independente da forma com que eu aja, e por isso eu seja assim, acomodada.

Já morei fora algumas vezes, mas aqui na França foi onde eu mais refleti sobre minhas atitudes com meus pais. Quando digo que gostaria de estar lá, não é apenas pelo aniversário do papai, mas porque queria estar em Fortaleza, com minha família. Queria dizer o quanto eu os amo, o quanto os admiro e o quanto gostaria de voltar no tempo e poder construir um relacionamento diferente.

Como eu queria sentar com o papai à mesa, durante o almoço, e perguntar como foi o movimento no posto, depois conversar sobre os meus planos, pedir a opinião dele...

Sei que tenho meus defeitos, que sou altamente impaciente, ansiosa e, o pior de tudo, calada, sei que não converso, não fico puxando muito assunto, mas gostaria de mudar e sei que posso ser uma filha diferente.

Quando chegar em casa em janeiro, quero sentar com o papai, contar pra ele meus planos, pedir sua opinião. Indo mais além, quero ser mais paciente, quero conseguir sorrir todas as vezes que ele me chamar para resolver um problema no computador; quero repetir o que disse quando ele não me escutar bem, mas sem metralhá-lo com os olhos; quero poder ser uma filha que ame o pai não de boca para fora, mas com ações e gestos simples do cotidiano.

Tudo o que quero e peço a Deus é para que consiga ser uma filha à altura do pai que eu tenho. Porque um homem que colocou a vida em segundo plano para viver pra esposa e pros filhos, merece muito mais do que eu, como filha, tenho oferecido.

Papi, eu não me canso de dizer que você é o melhor pai do mundo. Eu te amo muito e prometo que vou mudar e vou lutar pelo nosso relacionamento, que eu sei que é bom, mas poderia ser muito melhor se eu não tivesse cometido alguns erros.

Obrigada por sempre ter sido esse pai tão presente quando eu, através do meu silêncio, me fazia ausente.

Eu te amo muito, lindão! E você não sabe o quanto o seu abraço, o seu sorriso, aquela sua gargalhada gostosa e a segurança que você me transmite me fazem falta.

Pode preparar a mesa da sala em janeiro, porque é nela que organizaremos – juntos – os planos que tenho para o meu futuro!

Fica com Deus, lindão! E parabéns pelos 67 anos! Que o nosso maravilhoso Pai te conserve esse homem honesto, fiel, carinhoso e trabalhador. Como eu te amo, papi! E como sou feliz por saber que viveremos não apenas essa vida, mas toda a eternidade juntos!

Um comentário:

  1. Pururuca, obrigado pelas palavras. Quando vc voltar nós colocamos a "agenda" em dia. Você é muito valiosa para mim...sei que vc sabe disso.
    67 beijos para vc.

    ResponderExcluir