sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Férias 2011 - 2º dia: Louvre e Champs Élysées, Marais e Bastilha.

Nossa primeira parada do dia foi o Parc Monceau, um parque lindo, um pouco afastado do centro, o que é bom para quem quer presenciar a verdadeira vida parisiense: pessoas lendo, idosos descansando nos bancos, grupos correndo ou pedalando, crianças brincando no playground e nada de turistas.

Parc Monceau
De lá, seguimos reto pela Avenue Hoche (uma das 12 avenidas que partem do Arco do Triunfo) e chegamos ao Arco. Tiramos fotos, paramos um pouco para assistir a uma dança de rua bem no começo da Avenue des Champs Élysées e depois continuamos andando por ela, até chegar ao seu final, que termina com dois lindos palácios, o Grand e o Patit Palais.
Arco do Triunfo
A Avenida des Champs Élysées, por sinal, não é a mais larga e muito menos a maior de Paris, mas é a mais cara da Europa. Para quem gosta de moda, lá tem uma loja enorme, ENORME, da Louis Vuitton.

Petit Palais
Depois de batermos fotos nos dois palácios, seguimos entre eles, pela Avenue Winston Churchill, que nos leva à Pont Alexandre III que, por conseguinte, nos liga ao Hotel des Invalides, onde descansa o corpo de Napoleão Bonaparte.
Les Invalides!
De lá, voltamos pela mesma ponte, a Alexandre III, e fomos à Place de la Concorde, onde pessoas foram mortas na guilhotina durante a Revolução Francesa, como a rainha Maria Antonieta.

Place de la Concorde
Jardin des Tuileries e Museu do Louvre logo atrás!
Poucos metros depois nos deparamos com o Jardin des Tuileries. Com 26 hectares, ele começa na Place de la Concorde e termina no Museu do Louvre. É incrível a quantidade de pessoas que param no jardim para ler, conversar um pouco e até para fazer a pausa do trabalho e almoçar. Nunca vi tanta gente de paletó e gravata comendo em banquinhos de praça como nesse dia que fui a esse jardim!

Bem no início do Jardim des Tuileries já dá pra ver o Museu do Louvre. Eu e mamãe batemos algumas fotos em frente a ele, mas não chagamos a entrar, preferimos continuar nosso passeio e andar mais um pouco. Dessa forma, decidimos conhecer a parte leste do Rio Sena, onde fica a Bastilha e a Place de Vosges.

Pois bueno, chegamos à Bastilha, tiramos foto em frente e nos dirigimos à Place de Vosges onde, para variar, tinham várias pessoas sentadas na grama e conversando. Até um cara se bronzeando na maior pose e ouvindo música nuns fones enormes tinha!

O cara folgado se bronzeando. hehe
Depois de andar mais um pouco, chegamos ao Museus Carnavalet, que antes já foi um hotel e agora conta toda a história de Paris através de pinturas e objetos antigos. De lá fomos a dois outros museus: o de História da França e o de Arte e História do Judaísmo.

Centre Georges Pompidou
No final de tanta andança, já estávamos super cansadas, mas ainda tinham mais vários outros lugares para conhecer e, por isso, seguimos adiante! Paramos primeiro no Centre George Pompidou, que choca um pouco de início, mas depois a gente se acostuma e começa até a achar bem interessante a idéia dos dois arquitetos que planejaram a obra.

Depois pegamos o trem e fomos ao Pavillon de L’Arsenal, ao Instituto do Mundo Árabe e ao Musée des Arts et Métiers.

Já realmente super cansadas, pegamos o trem mais uma vez em direção ao nosso último ponto turístico, a Église de Saint-Eustache, que eu queria conhecer por um motivo em particular, a escultura de uma cara com uma mãe enorme.

Eis as crianças que acabaram com meu barato. Humpf!
Tava louca para bater uma foto dentro da mão da criatura, mas quando cheguei lá, aliviada depois de tanto andar e feliz porque finalmente ia tirar a foto mais esperada por mim do dia, a escultura estava dominada de crianças, umas em cima da cabeça, outras agarradas na mão e ainda tinham umas jogando bola por perto. Aff, quase morro de decepção!

De qualquer forma bati a foto da igreja e da escultura. Um dia, quem sabe, eu consiga bater essa foto que tenho desejado desde a primeira vez que li sobre a Église de Saint-Eustache, em janeiro deste ano.

Assim terminou nosso segundo dia em Paris, com 10 horas de caminhada, mais de 200 fotos batidas, muito bate-papo (aquelas conversas bem de mãe-e-filha mesmo) e uma felicidade enorme de estar passando minhas férias numa cidade que eu amo com uma pessoa que eu amo profundamente, minha mãe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário