sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Férias 2011 - 15º dia: roubadas, mas com um fim de tarde maravilhoso!

No nosso último dia passeando por Paris, dia 13 de setembro, terça-feira passada, fomos roubadas.

A culpa foi minha, dei bobeira mesmo. Quando eu e mamãe saíamos de uma loja de calçados, para não perder tempo, saí de lá enquanto guardava o dinheiro na carteira, no lugar de guardar tudo ainda na loja.

Saí toda feliz com meu calçado novo e fui guardar o dinheiro na bolsa da mamãe, já que havíamos parado, porque o sinal para pedestres estava vermelho. Estávamos na boulevard Sain-Michel, que é super movimentada e cheia de turistas.

Um grupo de africanos parou atrás de nós duas e pegaram a carteira que estava na bolsa da mamãe. Já tinham me falado que lá é uma área em que os turistas são frequentemente roubados, mas sabe aquela história, quando pensamos que nunca algo assim vai acontecer conosco? Pois é, no meu mundinho cor de rosa, nunca me passou pela cabeça que seríamos roubadas.

Na minha carteira tinha 600 euros, 300 dólares, meus dois cartões de crédito e meu CPF. Poxa, e acabei de lembrar também que minha carteirinha de estudante internacional e a de alberguista estavam lá também. Que saco!

Graças a Deus que meu passaporte e minha passagem para voltar pro trabalho estavam no hotel. Se tivesse perdido esses dois documentos, estava frita, porque na França o único documento que importa realmente é o passaporte.

O que nos deixou triste foi pensar que deixamos de comprar algumas coisas durante a viagem para economizar e comprar presentes e algumas roupas no último dia de viagem, mas, infelizmente, não pudemos fazer isso.

Quando vinha à Paris me encontrar com mamãe, ainda no dia 30, dividi meu dinheiro e coloquei um pouco na minha mochila e foi isso o que nos salvou durante o restante do dia, caso contrário, não teríamos dinheiro nem para pagar nossos táxis e transfer para a rodoviária e aeroporto.

Sobrou até um dinheirinho pra comermos Subway no jantar, como despedida das férias. Havia planejado isso desde o início da viagem! Olha, se eu não tivesse conseguido comer nem mesmo o meu subway por conta do roubo, ia atrás desses malandros até encontrá-los! Ninguém me priva de comer Subway e sai impune disso!

Ah, fomos à delegacia fazer um boletim de ocorrência e também ligamos pro papi pra que ele cancelasse meu cartão. Graças a Deus deu tudo certinho! O que me impressionou foi a quantidade de pessoas roubadas na mesma boulevard, nesse mesmo horário. A maioria turista e mulher.

Às 17h40 todas as documentações estavam preenchidas e às 18h saímos para andar um pouco para espairecer a mente e aproveitar o restante do dia nessa capital linda, que continuo amando e que a cada dia me fascina mais e mais!

Sabe por que digo isso? Porque para compensar o roubo, Deus nos presenteou com uma caminhada maravilhosa, com um céu que só começou a escurecer depois das 20h. Andamos do Jardim de Luxemburgo até a Igreja de Notre Dame, de lá, seguimos reto pelo Sena e pegamos a Champs-Élysées e fomos até o Arco do Triunfo. Do Arco, seguimos pelo mesmo caminho e voltamos para casa.

Todo esse percurso fizemos a pé e durou três horas! Durante o passeio, pra deixar a tarde ainda mais perfeita, nos deparamos com três artistas de rua que dançavam hip hop na Champs-Élysées. Paramos por uns 15 minutos para assisti-los e isso me deixou radiante! Ai, que saudade vou sentir desses artistas!

Voltando para casa, mais dois presentes. Passávamos pela Praça da Concórdia e, enquanto o sinal estava fechado, olhei para trás e pudemos ver o pôr do sol, que estava lindo! Fiquei triste por não ter levado minha máquina (ainda estava um pouco traumatizada com o roubo) e senti certa “inveja” dos turistas que não paravam de fotografar aquele céu maravilhoso!

O segundo presente: já quase escurecendo mesmo, atravessávamos a Pont Royal e havia uma imensidão de turistas parados, principalmente casais, esperando para a iluminação dos pontos turísticos da cidade, como a Torre, a Igreja de Notre Dame, Conciergerie, Palais de Chaillot, Ópera Garnier, dentre outros.

Tinham uns italianos com a máquina já no tripé, ligada e virada em direção à Torre Eiffel e uns casais apaixonados que deixavam Paris ainda mais romântica. Como foi bom poder voltar ao hotel presenciando tudo isso que ainda não havíamos visto durante todos esses dias!

As princesas!
Para fechar com chave de ouro, ainda compramos um porta-retrato de Paris, como presente para o Papai, que adora revelar fotos nossas e enfeitar a sala com elas. O vendedor, super simpático, ensaiou algumas palavras em português e ainda conversou um pouco conosco.

Terminamos o dia felizes, porém ainda um pouco desacreditadas no que havia ocorrido pela tarde. Assistimos a um programa francês bem no estilo do Raul Gil e American Idol, mas em vez de cantar, as pessoas dançavam. Assistíamos enquanto comíamos nossos subways.

PS: Ainda bem que só fui roubada depois que fui na loja da Disney e comprei as princesas em miniatura pra mim, porque também teria ficado furiosa se não as tivesse comprado! Principalmente agora, que além de ter Bela, Branca de Neve, Bela Adormecida, Ariel, Cinderela e Jasmim, também tenho a Pocahontas e a Mulan!

2 comentários:

  1. Puxa Sara, q experiencia ruim vc teve q passar no seu ultimo dia em Paris!!! Mas q bom q apesar disso, vc ainda conseguiu curtir Paris e aproveitar as ultimas horinhas ao lado da sua mae.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Sarinha, nossas férias foram maravilhosas! Depois que cheguei em casa e falei de tudo que fizemos e conhecemos, a oportunidade de conhecer um outro país, o incidente de tornou insignificante. Se Deus permitir uma nova aventura em janeiro, vamos começar a programar logo. Te amo, minha princesa! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir