segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Férias 2011 - 10º dia: Quartier Latin, Saint Germain e Giverny

Jardin du Luxembourg

Os dias tem passado super rápidos e em dois dias minha mãe já pega o avião e volta ao Brasil, enquanto eu pego o trem para Strasbourg e depois para Niederbronn e volto à minha rotina de trabalho.

Como na primeira semana de férias conhecemos bem os bairros de Paris, quando voltamos de Londres aproveitamos para viajar a outros locais próximos da capital, como o Vale do Loire, Giverny e a região de Champagne, assim como Fontainebleau, que é nosso destino de hoje.
No mesmo dia que chegamos de Londres, dia 7 de setembro, aproveitamos para visitar os últimos pontos de Paris que ainda não havíamos visto, já que eles ficavam próximos ao hotel onde estamos agora.

Passamos pelo Jardin de Luxembourg, atual Senado Francês; vimos o Museu Nacional de Cluny, as Igrejas de Saint Sulpice, Saint Germain de Prés e Saint Séverin; e também passamos em frente à Sorbonne, Universidade de Paris, onde estudou João Calvino.
Église Saint-Sulpice
Já no dia 8 também andamos um pouco pelo quarteirão, mas tínhamos horário para voltar ao hotel, pois iríamos visitar a casa de Monet, em Giverny, com uma agência de viagens. Às 13h30 eles ficaram de passar no nosso hotel para nos pegar, então deu tempo de andar por umas horinhas e terminarmos de ver tudo o que queríamos no nosso bairro: Panthéon, Arènes de Lutèce e a Église Saint Étienne-du-Mont.
Arènes de Lutèce
A Casa de Monet é incrível, principalmente para quem ama jardinagem e paisagismo, porque ele tem dois jardins magníficos na sua casa, feitos por ele mesmo. Um é o famoso jardim japonês, que ele usou como inspiração para muitas de suas pinturas.
Jardim Japonês de Monet
Monet foi um dos que iniciaram o movimento impressionista na França e um dos poucos artistas que ainda conseguiu alguma fama antes de morrer, já que a grande maioria morre miserável, e só ganha fama depois que já estão em estado de putrefação.

Depois de visitarmos a casa de Monet, fomos conhecer também o museu dos Impressionistas, que fica na mesma rua, a Rua Monet. Nunca pensei que veria tantos quadros de Renoir em uma mesma sala como vi nesse museu!

Ao sairmos de lá, fomos a um quiosquezinho, também na mesma rua, que vende sorvetes caseiros super gostosos. Eu, que nunca fiz muita questão de sorvete, simplesmente amei! Dava pra sentir bem o gosto da fruta e no sorvete de morango a gente chegava até mesmo a morder algumas partes do morango!
Yummiii!
Nossa viagem foi simplesmente maravilhosa! Para finalizar o dia, nosso guia, o Manuel, nos levou para conhecer algumas vilas da Normandia (isso mesmo, passamos pela Normandia!) e vimos casas que no passado pertenciam a trogloditas, homens da caverna. Até hoje essas casas mantem o formato de caverna. Quando as portas estão abertas, podemos ver que por dentro o formato é circular.
Casa nas cavernas.
O mais interessante disso tudo, entretanto, é que a gente vê a parede de pedra mesmo, as portas adaptadas às cavernas e como o ser humano ainda consegue viver de forma rústica, porém bem aconchegante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário