quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Férias 2011 - 11º dia: Casa de Da Vinci e Castelos de Chenonceau e Chambord

Fizemos outro passeio com a mesma empresa que nos levou a Giverny, mas dessa vez fomos conhecer o Vale do Loire.

Os brasileiros!
Nosso guia era um mineiro, Magela. Faz 20 anos que ele mora em Paris. No passeio à Giverny dividimos a van com mais seis casais, um da Austrália, outro do Canadá (Alberta) e outro dos EUA (Nova York). Eles foram maravilhosos e conversei bastante com eles. É tão bom encontrarmos pessoas que gostam de conversar, mas na medida certa, claro. Porque sempre tem aquele povo que quando começa, não para mais. Isso me deixa louca! Mas eles, não. Eles conversavam bastante, mas não o tempo todo, o que casou perfeitamente com meu jeito.
Bom, voltando ao Vale do Loire. Na van tínhamos eu e mamãe e mais quatro brasileiros: dois do RJ e um casal de SP. Nossa, a viagem foi super divertida! Rimos bastante, escutamos piadas do Magela, aprendemos sobre os locais que estávamos conhecendo e ainda tivemos um almoço onde aproveitamos para conhecer mais uns aos outros.

Casa de Da Vinci
Nossa primeira parada foi na casa de Leonardo da Vinci. Eu não sabia que ele tinha passado seus últimos dias aqui na França, mas sim, ele morou aqui!  Leonardo recebeu um convite do rei Francisco I para morar na França e ganhou uma casa enorme para isso, com um jardim gigantesco só para ele. Dessa forma, Da Vinci teria calma e tranqüilidade para continuar seus estudos, trabalhos e leitura tanto na arquitetura quanto na ciência, engenharia, filosofia, arte e poesia.

Fiquei impressionada com a capacidade desse homem, com a inteligência que ele tinha. Adorei ler mais sobre ele e ver sua facilidade em várias áreas que se distinguem tanto uma da outra. Eu, que não sabia muito sobre a vida de Da Vinci, só imaginava a Monalisa quando falavam sobre ele, mas agora sei que esse grande artista é muito mais do que apenas o retrato da Joconde.

Da Vinci criou vários tipos de canhões e metralhadoras, arquitetou pontes de vários estilos e também metralhadoras, criou catapultas e asa delta. Todos esses inventos e muitos outros podem ser vistos na casa dele, onde há uma exposição mostrando em miniatura tudo o que ele já inventou. Televisões pela casa também explicam seus inventos de forma descontraída e fácil até para quem não fala o francês.

Com algumas das várias criações de Da Vinci
Da casa de Da Vinci, fomos visitar dois castelos, o primeiro foi Chenonceau, mais conhecido por Castelo das Sete Damas, pois sua história está ligada a sete mulheres, dentre elas, duas rainhas da França.

Castelo de Chenonceau
Depois de ter passado por alguns donos, esse castelo chegou às mãos de Henrique II, que o deu à sua amante, Diane de Poitiers.

Todos os seis brasileiros almoçaram no restaurante do Castelo e depois seguimos rumo ao Castelo de Chambord. Esse castelo, que tem uma arquitetura no estilo renascentista francês, antes era usado apenas como pavilhão de caça para o rei Francisco I. Entretanto, ele foi poucas vezes ao castelo (pode-se contar nos dedos as semanas que ele passou lá durante toda a sua vida) e, por isso, ele ficou abandonado e quase arruinado.

O que “salvou” o Castelo foi o fato de Luís XIII dá-lo de presente ao seu irmão, o Duque de Órleães, que o restaurou e mobiliou todos os aposentos.

Durante a II Guerra Mundial o castelo também serviu de abrigo para várias pinturas que antes eram expostas nos museus do Louvre e de Compiègne.
Castelo de Chambord. Maravilhoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário