terça-feira, 19 de abril de 2011

Três novas experiências gastronômicas!

A semana passou e eu nem percebi. Quem trabalha em restaurante simplesmente não vê o tempo passar. Acabei nem escrevendo sobre o segundo dia do meu final de semana passado.

Nosso jantar - nada - chique. hehe
Alors... Sábado de noite foi nosso primeiro jantar sem a Gabi. Eu e Luci descemos pra cozinha, fizemos duas torradas de queijo e tomate pra cada uma e subimos para o nosso quarto. Enquanto eu assistia a um filme dublado em francês (Operação Cupido hehe), a Luci tava ao meu lado, só que no note dela, falando com sua mãe.

No domingo pela manhã, saímos para fazer uma trilha de 15km com o Valér, um dos sommeliers do restaurante, e uma amiga dele, Caroline, professora de inglês em outra cidade próxima de Baerenthal (20 minutos de carro).

A caminhada foi maravilhosa, passamos duas horas e meia andando no meio da floresta, conversando,praticando o francês com o Valér e o inglês com a Caroline. Aqui na França eu tenho tido a oportunidade de praticar meus três idiomas: francês, espanhol e inglês. Isso é bom, porque meu espanhol tava meio enferrujado, principalmente agora que falo também francês, aí fico misturando tudo.

Chegando da caminhada, comi o pouco que ainda sobrava do meu Kouglof (hehe) e depois passamos o resto do dia em casa, lavando roupa, conversando, estudando gramática francesa pelo livrinho que comprei, lendo o menu do restaurante e por aí vai.

Falando sobre a semana, ela foi realmente maravilhosa, sinto que tenho melhorado cada vez mais no trabalho e nem sequer levei um carão do chef. Graças a Deus Ele tem estado sempre ao meu lado, me auxiliando no trabalho, para que eu não faça nenhuma besteira.

Minha oração todos os dias, em relação ao serviço, é sempre para que eu seja ágil, perceba tudo o que acontece ao meu redor no salão do restaurante, não erre mesa nem prato, não derrube bandeja, não quebre nada e entenda bem o que as pessoas falam pra mim em francês, principalmente o chef, no momento em que ele me diz tanto que o prato já está pronto quanto o número da mesa para onde ele deve ir.

Um dos pratos do restaurante: frutas e verduras!
Essa semana também fui agraciada com um almoço no restaurante. Dá para imaginar o que nós sentimos quando nos dizem do nada, na hora do trabalho: “Você pode sentar naquela mesa? Hoje você almoça no restaurante.”. Fiquei simplesmente sem acreditar, nem sequer consegui responder à pergunta, porque na hora pensei que estavam só brincando comigo.

Almoçar num restaurante de luxo, três estrelas no Guia Michelin, é uma experiência incrível. O serviço é simplesmente lindo, a forma com que os maîtres e garçons se portam ao explicar o que vem no prato e o modo com que eles agem ao colocar a comida na mesa deixa o momento ainda mais mágico. Cada prato que surge, surpreende mais que o outro.

Mousse de Iogurte!
Vale a pena almoçar num restaurante assim pelo menos uma vez. O valor acaba não saindo caro, porque o ambiente, o serviço e a sinergia entre as pessoas que trabalham no local fazem com que as pessoas não queiram a ir no restaurante apenas pela comida, mas pelo encanto que ele nos causa.

Pra terminar, ontem ia ficar de folga a partir das 18h30 da noite, então não teria como fazer a encomenda de kouglof, como sempre faço. Na quinta-feira comentei isso aqui no corredor do meu quarto com o Patrick e a Yoshiko, maître e sommelier do restaurante respectivamente. Como poderia viver sem kouglof durante o final de semana?? Oh, céus! Oh vida!

Foi aí que, na sexta-feira pela manhã, quando estava trabalhando, o Patrick chegou com um saco. Anyways, não imaginava nada, né... Tava passando ferro enquanto ele conversava com a Christelle sobre o número de couverts pro almoço de sexta-feira. Enfim, indo direto ao ponto, como todo mundo sabe da minha paixão por kouglof, o Patrick, antes de ir pro trabalho, passou na boulangerie pra ver se tinha lá pra mim, mas não tinha. Então ele comprou outra receita alsaciana, um mouton na forma de pão.
Mouton! Quero aprender a fazer esse também!

Bom, acho que é um bolo, na verdade. Ele é mais doce que o kouglof (que é um pão). Me lembrou o bolo fofo que sempre comia em Fortaleza, mas, mesmo assim, ainda tem um gosto diferente, um gosto divido! A Alsácia tem uma culinária divina, pelo visto, porque esse mouton é perfeito também, tanto é que comi todinho no mesmo dia e não dividi com ninguém! Shame on me, I know, I know...

Ah, no sábado o Valér me trouxe também algo pra provar que é uma delícia! Sabe o pretzel, aquela coisinha meio marrom, dourada, salgada, que é levada ao forno e é bem crocante? Pois é, aqui tem isso, só que vendem também esse pretzel só que sem ter sido assado, ou seja, na forma de pão ainda. Infelizmente minha gula não me deu tempo de bater uma foto dele, mas assim que comer de novo, baterei.

Essa semana foi uma semana gastronômica, comi kouglof, mouton, o bretzel antes de ir pro forno (ele tem um nome, só que esqueci como é) e ainda almocei no L’Arnsbourg!

Hoje começa nosso final de semana. Que meus dias continuem sendo tão abençoados por Deus como tem sido até hoje. Obrigada, Senhor, obrigada por estar diariamente ao meu lado!

“Bom é louvar ao SENHOR, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; Para de manhã anunciar a tua benignidade, e todas as noites a tua fidelidade;” Salmos 91: 1,2

E é isso o que eu tenho feito com o maior prazer e com imensa gratidão dia e noite: exaltado o nome do Senhor, meu Deus, meu refúgio, o que me protege de todo mal e não me permite sair dos seus caminhos, que são corretos.

Kouglof!
PS: na sexta-feira, quando cheguei quase de madrugada do trabalho, adivinha o que tinham me mandado de surpresa aqui no quarto? Isso mesmo, kouglof! Tem como não terminar o dia bem? Não tem como! O dia termina perfeito e ainda mais feliz!

Um comentário:

  1. Seu sorriso, mesmo com essa carinha linda de cansaço, me deixa muito feliz. Aproveite sua folga e descanse. O segredo da felicidade você já descobriu: viver exclusivamente dependendo de Deus, conhecendo sua Palavra e praticando seus mandamentos a cada dia. É um desafio tremendo porque gostamos de ser independentes e confiar em nossa capacidade, força e aí, fracassamos. Deseje de todo coração, alma e entendimento, viver em submissão ao único Deus! Que Ele sempre seja a sua razão de viver! Te amo!

    ResponderExcluir