quinta-feira, 28 de julho de 2011

Última semana no restaurante.

Sim, é realmente impressionante a rapidez com que o tempo está passando! Essa já é a minha última semana no restaurante. Começo no hotel segunda-feira, dia 1º de agosto. De lá, faltará apenas um mês para a folga dos funcionários, já que o hotel e o restaurante fecham por duas semanas, então poderei ver mamãe, que virá me visitar. E depois disso, só terei do meio de setembro até dezembro, aí: Brasil!

Tô bem feliz com tudo o que vivi até agora e espero que continue assim no hotel! Daqui a 20 minutos começo o trabalho. Hoje será o primeiro dia da minha última semana!

Ontem perdi meu relógio digital que uso como despertador. Com certeza ele está em algum lugar aqui do quarto, mas ainda não encontrei. Se minha mãe tivesse aqui comigo, já teria pedido ajuda a ela, como sempre faço, e aí teria, com certeza, encontrado.

Bueno... Já que perdi o meu alarme, minha dormida não foi das melhores. Acordava o tempo todo pra ver o horário no meu note, mesmo sabendo que não me atrasaria, já que me acordaria com as meninas indo para o trabalho.

O nosso fim de semana foi ótimo! Na segunda-feira, quando terminei o trabalho, tomei meu banho e fui me encontrar com a Gio, a Carol e os meninos em baixo do restaurante, já que faríamos a despedida da Carol e do Carlos, os mexicanos que vieram aqui pra passar dois meses.

Já na terça e quarta, o que havíamos programado, não fizemos, já que choveu muito por aqui, apesar de não ter sido uma chuva forte como das outras vezes. Na terça, eu e Luci fomos com o Mathieu e o Kriba fazer as compras da semana no Auchan e, antes disso, passamos também no Grand Frais, que é um mercado que vende praticamente frutas, verduras e carnes. Eu simplesmente amei! As frutas são muito melhores e bem mais gostosas, docinhas.

Antes de sairmos com os meninos para fazermos as compras, assistimos ao vídeo da nossa formatura (minha e da Luci), já que a tia dela trouxe no final de semana passado, quando veio à Paris. Bateu uma certa nostalgia quando assisti a todos aqueles momentos, mas foi bem legal “rever” toda a turma.

Chegamos em casa umas 20h das compras e vim direto para o restaurante, onde cortei meus abacaxis e fiquei de barriga pra cima na minha cama, lendo notícias no note e conversando com a Luci.

Na quarta eu fui com a Gio pra casa dela, onde assistimos com o Alejandro, o Mathieu e o Kriba ao primeiro filme do Batman, ainda com o Jack Nicholson.

Assim que terminamos de assistir, voltei pro restaurante com a Gio, onde ela conversou com os pais dela e depois foi me dar apoio na corda: enquanto eu pulava, ela contava os minutos. É sempre tão bom quando tem alguém pra te dar um incentivo!

Quando terminei de pular corda, lá pras 18h30, ainda fui andar de bici e voltei lá pras 21h. Tava fazendo um solzinho, apesar de não muito forte, então aproveitei o momento.

O final de semana foi tranqüilo, mas maravilhoso! Obrigada, Senhor, por todos esses dias que tem sido verdadeiros presentes na minha vida!

Ótimo meio de semana a todos e ótima última semana de trabalho para mim!

sábado, 23 de julho de 2011

E deu a metade da week!

E a metade da semana já se foi! Graças a Deus hoje de manhã ocorreu tudo bem! Agora são 17h45 e às 18h30 desço para o trabalho novamente. Terminei o primeiro turno do serviço quase 17h, foi puxado mesmo, já que tinham muitos clientes, mas, como disso logo no início, tudo passou bem!

Queria ter pulado corda hoje, mas com o horário apertado, acabou não dando certo.

Agora de noite teremos quase 70 couverts, tenho que está com todo gás e com muita energia pra ficar andando pro lado e pro outro com badejas carregadas de pratos, sem contar que minha mente também deve estar descansada para que eu consiga observar tudo o que se passa na sala.

Que Deus continue me ajudando nisso, porque sei que às vezes sou desatenta. Tenho que me policiar para estar sempre de olho em tudo!

Quando eu digo que o tempo passa rápido, é porque passa mesmo! Parece que foi ontem que escrevi aqui sobre um final de semana que passei em Strasbourg com o Mathieu, o Alejandro e a Carolina, que foi, por sinal, o primeiro final de semana dela aqui na França; e agora ela já vai partir!

Isso mesmo, ela mal chegou e já se passaram dois meses! Incrível, não? Dia 26 vamos fazer uma despedida para ela e pro Carlos, nossos dois mexicanos que deixarão muita saudade!

Imagina... Daqui a pouco sou eu voltando pro Brasil... Como o tempo passa!!!!

E já é quase metade da semana!

Ai, como os dias passam rápido! Mal posso acreditar que dia 1º de agosto já estou no hotel! É uma mistura de ansiosidade, felicidade por conhecer novas pessoas e aprender outras atividades e tristeza por não trabalhar mais com quem conheci aqui e amei construir uma amizade sólida.

Ainda bem que continuarei mantendo contato, já que verei o pessoal do restaurante todos os dias!

Hoje começo a trabalhar às 10h30, ontem fiquei até pouco antes da meia-noite. Sempre fico mais nervosa no dia em que temos mais clientes para atender, e no caso dessa semana, será o sábado (hoje) que teremos mais couverts... Que Deus continue me ajudando e abençoando no trabalho.

Hoje pretendo pular corda de novo na hora do intervalo, mas não sei se terei tempo, porque com muitos clientes para atender, geralmente ficamos até mais tarde no serviço. Aí pra pular corda, tomar banho e me preparar de novo pro trabalho, fica meio complicado.

Mas no mais é isso, pas de nouvelles... Sem novidades para contar.

Obrigada, Senhor, por não me abandonar nunca! Bom sábado a todos e ótimo trabalho para mim!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Pulei corda no intervalo! YAY!

A semana começou bem! Hoje trabalhei das 10h às 16h e das 18h30 às 23h50. Entre 16h e 18h30 eu pensei em ir correr, mas o tempo aqui tá bem no estilo Canela: chuva, neblina, chuva, neblina...

Como fiquei com medo de ir correr e cair uma tempestade, resolvi pular corda. A Gio tava aqui no quarto quando cheguei do trabalho e ela me encorajou, disse logo que desceria comigo para o refeitório, assim eu não ficaria sozinha.

Enquanto eu pulava, a Gio marcava o tempo no relógio. Foi um momento maravilhoso! Engraçado que faz muito tempo que não pratico exercício, devido ao problema que tive nas costas quando caí das escadas aqui no restaurante – alguém lembra que quebrei uma vértebra? –, e quando eu fico parada por muito tempo, geralmente sinto dor nas panturrilhas quando pulo corda.

Só que hoje eu, além de não ter sentido dor nas pernas, também consegui pular corda com intervalos para descanso de menos de um minuto, muitas vezes até com menos de 30 segundos, e nem sequer cheguei à exaustão!

Anyways, fiquei feliz por ter praticado um exercício físico, por ter suado e, principalmente, por ver que meu fôlego e resistência não estão tão ruins quanto imaginava.

Hoje à noite, durante o serviço, já no finalzinho, o Chef Nicholas me fez uma sobremesa de café, ela é servida no menu para os clientes e eu nunca tinha provado. Me senti tão importante com isso! Fiquei feliz por ele ter me oferecido a sobremesa, não vou negar! Principalmente porque era de café, sabor que eu adoro!

Sabe... Vou sentir falta das pessoas daqui. Sei que sempre comento sobre a saudade que sinto da minha família, mas sei que quando voltar para o Brasil, também vou morrer de saudade de tudo o que vivi aqui.

É por isso que eu tenho que aproveitar cada momento que posso com essas pessoas maravilhosas que conheci na França. Pessoas que eu amo muito, que já ocupam um espaço enorme no meu coração e que, com certeza, são uma segunda família para mim!

Obrigada, Senhor, por sempre cuidar de mim e por colocar pessoas tão maravilhosas na minha vida! Como é bom saber que Deus está sempre cuidando de mim, mesmo quando muitas vezes não merecemos.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

FDS e 10 dias para o hotel

Os dias aqui tem passado realmente muito rápido. Daqui a dez dias já começo a trabalhar no hotel e parece que foi ontem que comentava com o pessoal que ainda tinha mais um mês no restaurante.

Nessa semana, durante o serviço, vi um cliente que era a cara de um tio meu por parte de pai, o Tio Nazareno. Olhei pro senhor duas vezes, porque simplesmente não conseguia acreditar na semelhança entre eles, até o sorriso era igual!

Engraçado como podemos encontrar pessoas tão parecidas conosco pelo mundo, mesmo que não tenham nenhuma ligação genética. Fiquei lembrando o resto da tarde de quando íamos pra casa da tia Oneide (irmã do papai) tomar café com pão, bolo e tapioca. Toda a família se reunia pra conversar, falar sobre a vida e contar piada.

Eu não vejo minha família paterna com a freqüência que gostaria, mas eu amo quando nos reunimos. Eu realmente me sinto em família, rodeada por pessoas que eu amo e cujas vidas me interessam.

Nessa tarde eu também lembrei do quanto me faz falta escutar alguém me chamando de “Sarinha” ou até mesmo de princesa, como o tio Nazareno me chama sempre que nos vemos. Toda a minha família me chama de Sarinha, mas como era algo tão normal de se escutar, não tinha noção do quanto gostava de ser chamada assim, só agora que vim pra França e todo mundo me chama de “Sarrá” que percebi o quanto faz falta um carinhoso “Sarinha”.

Nostalgias à parte, a semana foi maravilhosa e o final de semana também está sendo muito bom! Ontem fizemos as compras da semana, comme d’habitude e coloquei as roupas para lavar e secar.

Às 18h saímos para o aniversário do Armand. Ele mora em Haguenau com a esposa e a filhinha deles, Nina, coisa mais gostosa desse mundo!

O tempo que passamos lá foi maravilhoso! Éramos 19 pessoas, então foi uma reunião bem divertida, mais íntima, com pessoas que eu tenho mais contato. Para se ter noção da internacionalização – digamos assim – da festa, lá tinha brasileiro, japonês, holandês, mexicano, austríaco, alemão, italiano, marroquino e, claro, francês. Deu pra perceber a mistura de culturas? Isso é uma das coisas que eu mais gosto aqui, o fato de ter gente de tudo quanto é lugar no mundo.

Chegamos em casa às 23h, um pouquinho antes, terminei de organizar minhas roupas que tinham sido postas para lavar e secar, daí subi e dormi.

Hoje já arrumei o quarto, falta só passar o aspirador. O clima tá bom pra assistir a um filme e ficar só de barriga pra cima o dia todo. Haha Acho que é isso que vou fazer mais tarde. Agora já são 11h55, vou comer um abacaxizinho e depois pegar um movie. O aspirador eu vou deixar pra passar mais tarde, pra ter certeza de que não vou perturbar ninguém com o barulho dele. As secretárias estão trabalhando e deve ser horrível falar ao telefone com o barulho dessa geringonça no pé do ouvido!

Bom meio de semana para todos e ótimo começo de semana para mim! Que Deus continue nos abençoando e nos cercando com todo esse amor e cuidado que tenho sentido diariamente!

Texto que esqueci de postar. hehe

Texto escrito na sexta-feira,  15 de julho de 2011.

Tive congé (folga) hoje pela manhã, então volto ao trabalho só às 18h30, daqui a meia hora. Ontem fiz fermeture com o Nasser, o Jonathan e o Serge. Fazer a ferme com eles foi ótimo, como sempre! É bom trabalhar com pessoas bem humoradas!

Ajudei também a Shirley, que trabalha lavando as louças, com as bandejas e fiz as bacs de couverts. São sempre duas mulheres que trabalham lavando as louças por turno: uma lava pratos e potes e outra lava as louças de vidro, como taças, copos, xícaras e bules, e os pratos de sobremesas.

A Shirley e a Sabine ficam na parte dos vidros, já a Fabi e a Claudine ficam com os pratos e potes de porcelana (bom, ao menos eu acho que são de porcelana). Ontem quem fez a ferme noturna foram a Shirley e a Claudine.

A Claudine, por sinal, tava com o cabelo bem bonito ontem. Ela geralmente faz um coquezinho básico, mas ontem ela fez uma trança. Até elogiei e disse que ela tava mais bonita daquele jeito. É sempre bom mudarmos um pouco o visual!

Hoje eu aproveitei minha folga pra descansar bem, ler minhas coisas, mandar e-mail pro papai, já que o bichinho tá sozinho até domingo, porque mami viajou com Natan pra organizar o apartamento dele.

Depois a Gio, que também tava de folga hoje pela manhã, apareceu por aqui, conversamos um pouco e, então, cada uma foi para seu notebook! Umas duas horas depois a Carolina chegou do trabalho e logo em seguida a Luci também. Ficamos as quatro aqui no maior papo.

A Gio acabou de sair pro trabalho, porque ela começa às 18h, já a Carol saiu às 17h25 e eu vou sair daqui a 10 minutos, mais ou menos.

Bueno, c’est tout! À toute, people!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

FDS: Piscina na Alemanha e Outlet!

O final de semana foi maravilhoso! Na terça-feira fiz a faxina no quarto, levei o lixo pra fora e fiquei um pouco na internet até dar 13h, quando eu, Jan, Yoshiko, Gio, Carol, Carlos, Alejandro, Julien e Luci fomos à Outlet, na Alemanha, para comprarmos o que precisávamos.

As roupas lá são de marca e saem pela metade do preço, às vezes o desconto é até maior! O problema é que levando em consideração que as roupas são de marca, mesmo com o desconto o preço ainda é meio salgado para mim, uma pobre estagiária. Hehe

Mas dá pra encontrar coisas bem baratas mesmo também. Eu precisava só de uma calça pro trabalho, porque desfiei uma delas com fiapo de madeira, mas não era nada urgente, de qualquer forma.

Voltamos para casa já eram 19h15, porque paramos para fazer as compras da semana também. O Jan, a Yoshiko e o Alejandro vieram direto pra cozinha preparar o jantar deles, enquanto eu desci (do meu quarto para a cozinha) pra cortar meu abacaxi e ficar conversando com eles.

Depois a Carolina subiu (do térreo para a cozinha) com o Carlos para fazerem tortillas (deliciosas, por sinal!) e o Julien também ficou por lá e assou duas pizzas para ele; já a Gio ficou comendo iogurte.

Foi um tempo muito bom! Ficamos lá conversando e rindo bastante. Eu adoro essas noites que todo mundo se reúne para cozinhar e bater um papo.

Eu e Carol depois de nadarmos todos os estilos na
piscina semi-olímpica!
No outro dia, às 13h, saímos Julien, Gio, Carolina, Alejandro et moi para nadar em uma piscina. Detalhe: a piscina ficava na Alemanha! Imagina isso, eu saindo da França para nadar na Alemanha! Nunca imaginei uma coisa dessas na minha vida!

Ficamos lá até quase 20h. O espaço é enorme. Tem uma área coberta com uma piscina semi-olímpica; uma jacuzzi; uma piscininha para crianças; uma piscina aquecida com cachoeira; outra piscina aquecida, só que com toboágua; uma piscina que começa na parte coberta e termina ao ar livre; e outra piscina ao ar livre, semi-olímplica, com trampolim.

Eu e a Gio ficamos na base do café lá no Mc. E que café!
Ufa! Já deu pra perceber que o que não faltava era piscina, né? Foi uma delícia passar a tarde lá! Para completar, quando saímos, passamos no Mc Donald’s, comemos, conversamos um bom tempo e fomos chegar em casa mais de 22h!

Mais um final de semana maravilhoso e abençoado por Deus!

PS: Depois que me lembrei que já tinha escrito sobre o outlet na postagem passada, portanto, pardonne-moi por ter sido repetitiva. xD

quarta-feira, 13 de julho de 2011

FDS light, só relaxando!

Mais uma semana de trabalho terminou, graças a Deus ocorreu tudo nos conformes! Essa semana também voou. Fico impressionada como os dias aqui tem passado rápido: eu mal acordo e já estou terminando o segundo turno de trabalho e indo dormir!

Ontem fiz a fermeture, então na quinta começo a trabalhar às 10h. Esse final de semana tem sido light, o que é bom, já que o passado foi bem corrido e o retrasado também (o que fui a Lyon com a Luci).

Hoje saímos com algumas pessoas do restaurante para o Outlet, onde encontramos roupas de marca bem baratas (pela metade do preço ou até mais!). Fomos eu, Jan, Yoshiko, Alejandro, Giovana, Carolina, Carlos, Julian e Luci.

Chegamos no restaurante já às 19h15 e cada um fez o seu jantar. Agora são 22h14 e enquanto escrevo, não para de trovejar e de cair raio, certeza que vai vir um temporal dos bons por aqui essa noite!

Vou ver depois se assisto a algum filme em francês debaixo das cobertas, mas ainda tenho que ver qual.

Bom início de semana para todos e ótimo final para mim! Obrigada, Senhor, por mais um dia de vida que me destes!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

FDS: Bernard Antony. Eleveur de Fromages!

Domingo, 10 de julho de 2011

Sobre o final de semana

Bueno, como escrevi antes aqui no blog, eu e o pessoal da sala íamos passar o final de semana em Lucelle a fim de conhecer a Fromagerie do Bernard Antony, que é um “eleveur” de fromages (queijos). O que um eleveur faz? No caso do Bernard Antony, ele compra queijos de vários lugares da França e até mesmo da Suíça e da Itália e trabalha sua maturação para, então, revender os queijos.

Nosso restaurante compra queijos apenas dele para serem servidos aos clientes. Queijos da mais alta qualidade. O Bernard Antony é super famoso e recebe cartas até do Sarkozy. Tem também um cartão de natal que ele recebeu de um príncipe, não sei como ele se chama, mas é careca.

O ponto de partida da viagem era o restaurante. Todos deveriam estar lá às 13h para nos dividirmos entre os quatro carros que tinham. Eu e Luci fomos com o Jan e a Yoshiko, o que me deixou muito feliz! Adoro estar na companhia deles.

Demoramos cerca de três horas e meia para chegar ao hotel onde passaríamos a noite. Ele fica na cidade de Lucelle, na fronteira com a Suíça, e como nos perdemos no finalzinho da viagem, acabamos indo parar lá. Imagina, eu ainda dei uma voltinha pela Suíça no meu final de semana!!

Pelo hotel!
Quando chegamos ao hotel, o Valer já estava lá com as pessoas que ele tinha levado: Manu, Andy, Marine e Marion. Ficamos conversando um pouco até todo mundo chegar e depois eu e a Luci fomos andar pelo hotel com a Marine e a Marion para tirarmos algumas fotos.

O hotel é simplesmente maravilhoso! Rodeado por natureza, cheio de árvores e flores. Até animais tinha por lá: vacas, cabras, gatos... Eu simplesmente amei!

Deu 18h e fui para o meu quarto tomar banho, porque deveríamos nos encontrar às 18h30 para irmos à fromagerie. Assim que chegamos lá, conhecemos a cave de vinhos, brindamos com um champagne, conversamos um pouco e fomos jantar.

Um dos pratos de queijos!
Eram cinco pratos de queijos, o primeiro era um queijo de cabra (um dos meus preferidos) assado sobre um pão torrado; já os outros quatro pratos vinham com cerca de cinco queijos diferentes para degustarmos. Os pratos, claro, seguiam a ordem correta de degustação, por exemplo, do saber mais tênue ao mais acentuado.

Chegamos na fromagerie antes das 19h e saímos quase 1h da manhã! Foi um momento maravilhoso com todas as pessoas da sala. Simplesmente amei o dia!

Quando voltamos ao hotel, fomos direto dormir para voltarmos no outro dia. Tomamos café da manhã e depois demos uma passadinha de novo no Bernard Antony, onde comprei um queijo de ovelha, um pedacinho de comté e outro de morbier. Simplesmente amei o morbier! Nunca tinha comido esse antes!

Não lembro bem o horário que partimos de lá, mas a viagem durou cerca de duas horas e meia! Uma hora a menos para voltar! Engraçado que quando já conhecemos o caminho, sempre fica mais fácil viajar.

Queijo Comté! Magnífico!
Eu sei que poderia diminuir essas duas horas e meia do horário que chegamos aqui, assim saberia quando partimos, mas acontece que paramos no Auchan, em Haguenau, para fazermos as compras para a semana, então o tempo acabou aumentando um pouco, mas como não tenho idéia do quanto demoramos no supermercado, não posso fazer os cálculos.

Bueno, e assim terminou meu findi! Cheguei em casa, arrumei minhas coisas, passei as fotos para o computador e fiquei conversando com o pessoal, me preparando para a outra semana que começava (e que, por sinal, já está acabando: hoje já é segunda!).

Outro final de semana maravilhoso, abençoado por Deus! Como é bom ser protegida e cuidada pelo Pai, como é revigorante sentir-me nos braços dEle todos os dias, sentir o seu amor por mim e saber que sou única para Ele!
Casal maravilhoso: Jan e Yoshiko!

Bom dia a todos!

domingo, 10 de julho de 2011

E já é domingo!

O serviço ontem foi muito bom também. Puxado, mas bom! Como temos uma pessoa a mais portando as bandejas, o serviço fica mais bem feito. Hoje pela manhã também teremos 65 clientes, espero que a maioria escolha o menu découverte ou saveur, porque quando tem muito à la carte, o serviço fica ainda mais complicado... hehe

De noite parece que teremos cerca de 40 clientes. O Alejandro tava dizendo ontem que o pessoal chama o domingo à noite de “à la carte”, porque geralmente sai muito pedido à la carte e isso faz com que, para eles, o serviço seja corrido como se tivéssemos 60 couvertes para atender.

Ontem terminei o serviço depois da meia noite, mas, em compensação, começo o trabalho hoje às 10h30.

Nossa, como a semana tá passando rápido! Hoje já é domingo e amanhã já é o último dia da semana! Final de semana já vai chegar, daí outra semana mal vai começar e já vai terminar, e por aí vai...

Falando em domingo, que saudade de ir à Igreja, de freqüentar um culto a Deus. Não assisti a uma pregação sequer desde que cheguei aqui na França. Sei que posso adorar e louvar a Deus em qualquer lugar que estiver, mas é sempre bom estarmos em comunhão com pessoas que comungam da mesma fé que a nossa. É disso que sinto falta.

Que Deus me abençoe nesse dia que começa! Obrigada, meu Deus, porque Tu não me abandonas nunca! Obrigada!

Desabafando um pouquinho =)

Texto escrito às 18h

Eu nem escrevi ainda sobre o meu final de semana e a semana mal começou, mas já estamos no meio dela! Daqui a exatamente três semanas já estarei trabalhando no hotel, já terei completado metade do meu estágio aqui na França e estarei rumo à contagem regressiva para voltar para casa.

Quando penso nas pessoas maravilhosas que conheci aqui e nos grandes amigos que fiz, fico triste em saber que darei adeus e não saberei quando os verei novamente, mas confesso ficar feliz em pensar que vou abraçar meus pais de novo, rever minha família que tanto amo e morar no meu país, cuja cultura e hábitos já estou acostumada.

Quanto à semana de trabalho, até agora tem ido tudo bem. O restaurante ficou lotado ontem e hoje pela manhã, hoje à noite e no domingo será do mesmo jeito. Graças a Deus o serviço tem sido bom, apesar de puxado, já que são vários clientes para atender.

Às vezes parece que estou um pouco desestimulada e isso me deixa inquieta. Tenho sentido muita falta da família, dos meus pais principalmente, e isso mexe muito comigo e com meu ânimo.

Eu sinto tanta falta de ir pra academia com meus pais depois do trabalho no posto, e daí passarmos na Distrivídeo para alugar um filme e passarmos a tarde assistindo... Que saudade de fazer compras pra semana com meus pais, passar na Padaria Romana depois da igreja pra jantar; até do papai reclamando do computador eu sinto falta.

Certas coisas nós só valorizamos quando estamos longe. Isso é o mais triste de tudo.

domingo, 3 de julho de 2011

Serviço: casamento e prêmio nobel de física!

Gente, como a semana passa rápido! Hoje já é domingo, amanhã já é segunda e depois já é mon weekend! YAY!

Os dias tem sido maravilhosos, como (quase) sempre, afinal, sempre tem os momentos de mais saudade e chororô, né? Hehe

Ontem pela manhã atendemos a mais de 60 pessoas, a maioria vinha em família, com crianças de colo e tudo mais. Coisa mais fofa! À noite tivemos um banquete para 25 pessoas, elas celebravam um casamento. O hotel foi fechado só para eles, todos os quartos foram ocupados. Quem tem money no bolso, é outra coisa, né?

Afinal, vamos combinar, fazer um banquete num restaurante Três Estrelas no Guia Michelin e fechar um hotel da rede Relais&Châteaux não é pra qualquer um não!

Anyways, fora o banquete, tínhamos outros clientes, claro. Na mesa 5 tinham dois casais de idade. Um dos senhores era físico e trabalha misturando física com gastronomia (algo assim, não entendi muito bem), já o outro senhor, que também era físico, já ganhou nada mais e nada menos que o Prêmio Nobel de Física! Isso mesmo: eu servi um homem que ganhou um Prêmio Nobel!

Trabalhei ontem até 0h40 e terminei junto com a Marion de novo, como na segunda passada. Enquanto ela fazia os couverts para hoje, eu organizava 70 pratinhos de pães, também para o serviço da manhã de domingo.

Quando terminei os pratinhos, fui ajudá-la com os couverts e depois fomos liberadas para começar o trabalho hoje às 11h. Que Deus continue me abençoando em mais um dia de trabalho que começa!

Nesse final de semana faremos uma viagem com o pessoal da sala do restaurante. Visitaremos a fromagerie do Bernard Antony. Fromagerie é um lugar especializado em queijos, com vários tipos diferentes. Aí no Brasil, infelizmente, não temos muito a cultura de queijos, mas é só chegar aqui que nos rendemos a essa paixão francesa! Queijo é algo simplesmente maravilhoso!

Mal posso esperar pela viagem. Já tenho lido sobre queijos, como são produzidos... Mas nada como fazer parte do processo e vivenciá-lo para aprender tudo mais rápido!

Bueno, por enquanto, c’est tout. Não tenho mais nenhuma outra news.

Que Deus continue me acompanhando e me dando força!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

FDS: Lyon e Instituto Paul Bocuse! (II)

Quando nós finalmente chegamos à Lyon, com um pouco de atraso devido aos problemas de sinalização do trem, tentamos nos encontrar por lá. Nunca imaginei que a rodoviária seria tão grande daquele jeito, fiquei morrendo de medo de me perder.

Ainda bem que assim que descemos as escadas e chegamos no local de maior movimentação, o Henry já estava lá nos esperando e ele já foi logo perguntando se éramos as brasileiras.

De lá, fomos direto ao Instituto, onde o Henry nos mostrou cada espaço do castelo e também nos levou até as salas de aulas, que fica “ligada” ao Castelo por uma ponte de mais ou menos 10m de distância.

Depois que ele nos apresentou cada compartimento, fomos até uma sala, onde o Henry nos explicou os programas de Master da escola. Se tivesse que optar por um deles, com certeza seria o de administração hoteleira e restaurante, já que a parte gastronômica realmente não é a minha área.

Gostei muito de conhecer o Instituto, não é todo dia que temos a oportunidade de ir a um local de renome como esse.

Às 16h terminamos a visita e fomos direto ao hotel. O Henry nos chamou um táxi, que nos levou até o Hotel Royal, onde ficamos hospedadas de graça (tudo pago pelo instituto). Esse hotel é o hotel escola deles.

Pra completar, quando descemos do táxi e fomos pagar o trajeto, ele (o taxista) nos disse que não precisávamos pagar, porque já estava tudo pago!

Bueno, depois de deixarmos nossas coisas nos quartos (era um pra mim e um pra Luci), fomos passear um pouco pela cidade, já que só teríamos o restante do dia para conhecê-la. Primeiro fomos atrás de uma boulangerie, porque estávamos mortas de fome. Não havíamos comido nada ainda!

Basílica Notre-Dame de Fourvière
Depois andamos um pouco pela praça e avistamos a basílica Notre-Dame de Fourvière. Ela é simplesmente linda! Andamos cerca de duas horas pela cidade e resolvemos assistir a um filme. Compramos pipoca e os bilhetes. O filme se chama “Meia-noite em Paris”. Não sei realmente o nome em português, mas traduzido do francês, é assim.

O filme é legalzinho... Bom... O que posso dizer? É do Woody Allen. O ator principal é o Owen Wilson e o papel dele me lembrou muito o Woody Allen. Vai ver o Woody fez o filme inspirado nele mesmo. Anyways, o personagem fala meio devagar, é um pouco abobalhado e tem um jeito de quem tem um parafuso solto na cabeça. Ou seja: Woody Allen.

Mas, tá, o filme é legalzinho. Só fiquei de saco cheio da noiva dele no filme. Aff, como é que alguém aceita ser tratado daquele jeito? E os dois já estavam prestes a se casar. Não sei como daria certo uma união dessas... Se bem que o Owen Wilson, no filme, é tão bobo que deixava ser pisado e chutado por ela sem problema nenhum.

Anyways... O filme terminou às 22h e pouco. Fomos direto ao hotel, que era já no outro quarteirão. Tomamos nosso banho e depois eu saí rapidinho pra comprar um café. Isso já eram umas 23h15, mais ou menos.

Fiquei no meu quarto usando a internet e lendo os papéis que o Henry nos deu sobre os programas do Instituto até mais ou menos 0h40.
Não consigo ficar longe do note. Nem num final de semana!

Coloquei meu relógio para despertar as 5h45, porque o táxi viria nos pegar no hotel e nos levar à rodoviária às 6h15. Nosso trem partiu às 7h12, chegamos lá 6h30, compramos nossas passagens e fomos esperar no portão, dessa vez, correto!

Fiquei traumatizada com qualquer trem que tenha Lyon no meio. O primeiro teve atraso de 10 minutos e esse atrasou meia hora! Eles tiveram um problema com a máquina do trem. Isso fez com que perdêssemos o trem que pegaríamos em Strasbourg para voltar pra casa, então tivemos que pegar outro para Haguenau e, de lá, pegar um ônibus para Niederbronn, onde pegaríamos um táxi para o restaurante.

Chegamos em Haguenau com meia hora de atraso, às 13h36. Quando fomos ver o próximo ônibus para Niederbronn, vimos que só seria às 15h30! Tivemos que chamar um táxi para nos levar até lá. De lá, pegamos outro táxi para o restaurante.

Não pegamos o táxi de Haguenau direto para o restaurante porque já tínhamos ligado para o Mr. Kosher e pedido para que ele nos pegasse em Niederbronn, então não queríamos desmarcar com ele, até porque é o Mr. Kosher que sempre nos leva para todos os lados e é super simpático conosco.

Chegamos na nossa casinha às 15h30, arrumei o meu quarto, agora ele tá começando a ficar mais habitável e depois fiquei conversando com as meninas. Esse final de semana foi ótimo, mas muito cansativo. Tínhamos que pegar trem muito cedo, então acabava não dormindo direito. Sem contar que senti falta do pessoal do restaurante. Acho que é o hábito de estar sempre com eles que me fez ficar com saudade. Hehe

Agora é me preparar para essa semana que vai começar. Senhor, continua me abençoando e me ajuda a ser uma boa estagiária!