quarta-feira, 18 de maio de 2011

Strasbourg!

E que comece nossa jornada!
Acordamos cedo na manhã de quarta-feira, às 7h, para pegar o táxi e ir à Niederbronn, onde pegaríamos o trem para Strasbourg às 8h15. A viagem de trem foi tranqüila, a única coisa mais chatinha é que o parávamos de cidade em cidade pra pegar passageiro, mas cada parada não durava mais de 2 min, de qualquer forma.

Chegamos em Strasbourg antes das 10h e fomos direto tomar café-da-manhã. Comi dois kouglofs maravilhosos, um de uva passas e outro de amêndoas, com um expresso bem quentinho pra me aquecer do friozinho que fazia lá.

Depois de passarmos mais de uma hora sentados na mesinha da boulangerie, do lado de fora, na calçada, bem no estilo francês, fomos andar pela cidade. Logo de cara, nos deparamos com a Catedral de Strasbourg, que é simplesmente linda, com uma arquitetura de tirar o fôlego!

Catedral de Strasbourg! 
Por ser um ponto turístico, ela é rodeada de restaurantes muito lindos e de lojinhas que vendem souvenirs. Andamos um pouco pelas lojas, entramos na igreja e, do lado de fora, aproveitei para fazer uma caricatura minha, já que tinha um senhor muito simpático lá, perguntando se não queria fazer. Eu, no embalo do momento, aceitei logo de cara!
Minha primeira caricatura! =P

A caricatura que ele fez, sinceramente, não pareceu muito comigo. Talvez pelo fato de a maioria das francesas ter o cabelo curto, ele me fez com um cabelo enorme, o que não é bem verdade quando você o compara com o cabelo das brasileiras. Bom, mas não é no Brasil que estou, né? É na França! E é isso o interessante de vivenciar outras culturas: algo que é visto de uma forma em um lugar, em outro, é de um modo completamente diferente. Aqui sou magra e tenho cabelos longos. Quem diria, né? hehe

Terminando tudo isso, fomos andando até o rio de Strasbourg, onde eles oferecem um passeio de barco. Fomos ver os preços e o tempo de duração, que era de 1h e 10min. Decidimos comprar os bilhetes, até porque tínhamos tempo sobrando e um dos barcos sairia em poucos instantes.

Usei minha carteirinha de estudante pela primeira vez na França nesse passeio de barco. Saiu tudo pela metade do preço! Não que tenha custado uma fortuna: de 9 passou pra 4,5, mas, anyways, foram 4,5 que economizei pra comprar um outro kouglof mais tarde. =P

Aconselho qualquer pessoa a fazer esse passeio de barco em Strasbourg, até porque você acaba conhecendo toda a história dessa cidade maravilhosa de uma forma super descontraída!
Já no barco, quase começando o passeio!
Durante o passeio, passamos por várias casas e monumentos históricos, seminários e igrejas lindas, além de presenciar a vida cotidiana dos moradores da cidade: uns andavam de bicicleta em seus ternos, outros faziam suas refeições nas calçadas das padarias, carregavam baguetes debaixo do braço e ainda tinham as crianças saindo da escola de patins e jovens sentados nas calçadas ou comprando livros em sebos que ficavam no meio das praças.

Terminando o passeio, fui em uma das livrarias próximas à praça enquanto o Alejandro ia com a Luci numa loja de calças jeans, porque ela precisava de uma pro trabalho, já que a outra rasgou. Encontrei uns livros bem interessantes que falavam sobre a região da Alsácia, a rota dos vinhos e harmonização de vinhos e queijos, além de receitas tipicamente alsacianas.

Yummiii! Luci sabe bem escolher o que comer!
Assim que nos reencontramos na praça, fomos almoçar lá mesmo, num restaurante que tinha várias mesas do lado de fora. Muitas pessoas estavam comendo nas calçadas devido ao sol que resolveu aparecer mais tarde, apesar de ainda não fazer exatamente calor.

Passamos um bom tempo lá comendo e conversando, aproveitando pra lagartear um pouco no sol e falar sobre nossos planos futuros.

Terminado o almoço, fomos a uma outra livraria onde compramos um cartãozinho de aniversário pra Gio e ficamos folheando alguns livros. Logo em seguida voltamos à boulangerie onde tomamos café da manhã para comprar uma caixinha de cookies pra dar de presente pra Gio junto com a cartinha.

Já estava quase no tempo de voltarmos, então passei bem rápido no Subway, comprei um vegetariano pro almoço de quinta e fomos direto pra estação de trem. Chegando lá, ligamos para o taxista que nos pegaria em Niederbronn e nos levaria ao restaurante só pra confirmar o horário, mas, coincidentemente, ele estava em Strasbourg no momento, então fomos de carro de Strasbourg até o restaurante. Nem precisamos pegar trem e o taxista (um senhor super fofo e simpático cujo nome não sei escrever) só nos cobrou a tarifa normal de Niederbronn ao hotel, ou seja, de Strasbourg a Niederbronn, fomos “de grátis”!

O dia foi simplesmente maravilhoso! Como não fomos desbravar Strasbourg, voltarei em breve para passar dois dias lá e conhecer bem essa cidade linda, mas só o que vi em um dia foi o suficiente pra dizer que fiquei apaixonada pela Petite France!
Strasbourg: La Petite France!

Um comentário:

  1. Se em um dia você viu tudo isso, imagine quando for para passar dois dias. Graças a Deus que tem lhe proporcionado tempo tão agradável nesse período aí na França. Conheça o que puder e nos passe para podermos usufruir de suas aventuras. Te amo muito! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir