sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Tarde de fotos na Castelli. Formatura chegando!

O tempo passa muito rápido! Falta exatamente 7 semanas para a minha formatura e apenas 7 dias para a prova de francês que vou fazer em Porto Alegre, como disse num post anterior.

Ontem passei a tarde toda com minhas amigas da Castelli conversando enquanto nos maquiávamos ou batíamos fotos com nossas próprias máquinas, já que os profissionais, nesse momento, estavam batendo fotos individuais dos alunos.

Fiquei lembrando a França e o estágio que farei próximo ano. Vai ser bem difícil, como a Martine tem nos alertado todas as aulas. Muito trabalho, muitas horas extras... Enfim, nada que não acontece em qualquer outra profissão!

O meu período na França vai ser como o na Castelli: às vezes me irrito com algumas coisas ou certas pessoas, mas nada que seja tão impossível de suportar, até porque também consigo ser bem irritável certas horas.

Entretanto, mesmo com esses momentos não tão divertidos, esses dois anos na Castelli me propiciaram muitas alegrias e aprendizados os quais me foram tão importantes que chegam até a anular qualquer problema que tive por aqui.

Fiquei muito mais independente, bem mais sociável, passei a acreditar mais em mim e a falar em público sem aquela timidez e tremeliques da época de escola. Fiz amizades inesquecíveis e ganhei novas famílias, como a da Mary, que é, sem dúvida alguma, uma família que eu amo e admiro muito, que sempre me acolheu super bem nos feriados que fui pra Lages (Santa Catarina) e que não precisam de uma escola como a Castelli pra viver a hospitalidade. A hospitalidade deles já está no sangue, não é algo mecânico e decorado.

Na França vai ser assim, vou me estressar algumas vezes, posso discutir com alguém, mas sei que vou conhecer ótimas pessoas, aprender mais sobre o ramo hoteleiro, ganhar ainda mais segurança, além de voltar com uma carta de recomendação da rede Relais&Châteaux!

O trabalho vai ser árduo, algumas vezes vou me sentir sozinha, mas sei que mesmo nesses momentos vou ser tranqüilizada por Deus e ajudada por Ele, além de saber que não apenas Ele, mas também seus anjos estarão ao meu redor, me olhando e me guardando, como tem feito durante esses meus 20 anos de vida!

E, no final das contas, vou poder dizer no término do meu estágio o mesmo que tenho dito nessas semanas finais de Castelli: no final dá tudo certo, valeu a pena!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Apresentando o Hotel

Vou estagiar no Hotel K, um estabelecimento familiar onde o chef Jean-Georges Klein e sua esposa são os donos tanto do restaurante quanto do hotel.

O hotel de luxo é membro da rede Relais & Châteaux desde 2000, tem uma decoração limpa e minimalista e oferece atividades ótimas para os que amam a natureza e estar em sua presença, como golf, mountain biking, escalada, cavalgada, caça e pesca. A área do hotel também é ampla e cercada de verde, ótimo pra quem gosta de relaxar e pensar um pouco na vida num ambiente tranqüilo.

O Hotel K tem seis quartos e seis suítes e todo o estabelecimento, inclusive o restaurante, tem um cuidado especial com a questão da acessibilidade. O restaurante, que tem nada mais e nada menos que três estrelas no Guia Michelin desde 2002, pontuação máxima dada pelo guia, é um dos mais cotados pelos viajantes indo à França.



Os hóspedes tem a oportunidade de conhecer vários lugares próximos à vila, como (1) Baden-Baden; (2) Black Forest; (3) Obernai, Sélestat e Haut-Koenigsbourg; (4) Saarbrücken; (5) Saverne; (6) The Maginot Line e (7) as montanhas de Vosges. As fotos serão coladas no final do post.

Já dá pra perceber que o local onde vou estagiar é de peso, né? O hotel, além de ser de luxo, é membro da Relais & Châteaux. Não bastando isso, o restaurante ainda tem pontuação máxima no Michelin! Sei que já falei isso nesse mesmo post, mas tive que repetir, porque às vezes parece que a ficha ainda não caiu. Nunca pensei que ficaria tão feliz e ansiosa pra um estágio como estou agora. O trabalho vai ser difícil, mas vou aprender muita coisa que levarei tanto pra vida pessoal quanto profissional.

Fotos dos locais perto da vida de acordo com a numeração:


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Apresentando a Cidade

A França está dividia em 26 regiões administrativas e uma delas é a região de Lorraine que, por sua vez, é composta por quatro departamentos: Meurthe-et-Moselle, Meuse, Moselle e Vosges.


A comunidade onde vou morar se chama Baerenthal e fica no departamento de Moselle. É uma vila pequena, com cerca de 750 habitantes, arborizada, com altitude de 240 metros e faz parte de um parque natural no norte de Vosges. Abaixo é possível ver algumas fotos de Moselle.



Economicamente a vila sobrevive da produção de talheres de aço e metais revestidos de prata. A cidade é, inclusive, uma das maiores produtores de talheres da França!

Quanto à religião, a cidade já foi católica, mas em 1570 o Conde Philippe IV trouxe a reforma à vila, suprimindo o catolicismo. Depois que a cidade foi reformada, a igreja protestante foi restaurada em 1630 e desde 1739 é considerada um distrito Protestante.

Fiquei feliz em saber disso, porque quando conversei com a Martine sobre essa questão da religião, como ela sabia que eu tinha o costume de ir à igreja aos domingos e que era protestante, me avisou logo que na França as pessoas não são muito religiosas e que dificilmente iria encontrar uma igreja por lá, independente de religião.

Levando em consideração que o hotel onde vou estagiar é bem longe da própria vila e que trabalharei aos domingos, sei que não vou ter facilidade pra freqüentar uma igreja, mas é bom saber, de qualquer forma, que o distrito é protestante e que num dia de folga, poderei ir até lá dar uma visitadinha.

A vila possui alguns interessantes pontos turísticos que gostaria de conhecer nos meus dias vagos:
  • Château du Grand-Arnsberg
  • Château du Ramstein
  • Igreja de Saint Catherine, transformada em Igreja Protestante em 1571 e reconstruída no século XVII
  • O marco perto de Schmalenthal, datado de 1605, delimitando as velhas fronteiras da região de Bitche.
  • O Calvário, perto de Frohnacker, datado de 1790.
  • A tomba de Philippe Hirtz, um ferreiro de Mouterhouse, datado de 1868.
  • A Capela da Imaculada Conceição, construída no final do século XIX, lugar de peregrinação todo mês de maio.
  • O Posto de Observação de Pássaros, o melhor local para observar a fauna da região.
Como adoro tirar fotos e filmar, além de sair pra conhecer diferentes lugares, sei que não vou morrer no tédio no meu período morando na França, mesmo sabendo que o hotel fique bem, beeeem longe da própria vila. Já vou começar a fazer minha listinha dos lugares para visitar!!

Château du Ramstein
Château du Grand-Arnsberg


terça-feira, 12 de outubro de 2010

Apresentação Pessoal

Eu ia criar esse blog só quando tivesse perto da minha viagem à França, mas uma amiga minha, a Ana Messa, que também vai pra lá, acabou me animando a antecipar esse blog. Pois bem, acho que seria interessante me apresentar primeiro, dessa forma fica mais claro o motivo do blog.

Eu tenho 20 anos, sou natural de Fortaleza, CE, curso hotelaria na Castelli Escola Superior de Hotelaria, em Canela, RS. O curso é bacharelado em dois anos, porque estudamos dois turnos (manhã e tarde): das 8h às 12h e das 14h às 18h. É um curso puxado, mas só saber que me formo em dois anos, já vale muito a pena.

Comecei meus estudos na Castelli no dia 15 de fevereiro de 2009 e me formo agora em dezembro, dia 18. No meu segundo semestre de faculdade, por não encontrar um curso preparativo para o DELE em Canela, resolvi estudar francês, mas só pra preencher meu tempo mesmo. Eu sou uma pessoa muito fácil para me entediar, então preciso sempre ter algo para fazer.

Meu francês era as terças e quintas, das 20h às 21h30. Saia da escola, ia pra academia e da academia ia pro curso. Semestre passado, como tinha meu francês dois dias da semana e meu curso de TOEFL na quarta, queria fazer alguma coisa na segunda, pra não ficar em casa sem nada pra fazer.

Foi aí que resolvi falar com a Martine, minha professora de francês francesa, para que eu tivesse aula na segunda-feira com a Luci, minha amiga da Castelli que estava um semestre à minha frente. A Luci tem 19 anos, é de Lajeado, e vai para a França comigo.

A Martine disse que não havia problema algum e então na outra semana já passei a ter três aulas de francês por semana, mas até então, apenas para preencher meu tempo. O francês não era algo que me fascinasse tanto, para a revolta de muitos que amam esse idioma.

Passando umas semanas, vendo que conseguia acompanhar a Luci, que além de estar mais adiantada, era super inteligente e esforçada, comecei a me animar mais com o francês e a de fato gostar da língua.

Percebendo que a formatura já estava a menos de um ano e sem saber o que fazer, comecei a escutar algumas pessoas falando sobre o convênio que a Castelli tem com a rede Relais & Châteaux e fui ler mais a respeito. Não sei como nem por quê, mas eu e Luci comentamos sobre isso um dia e nos empolgamos com um possível estágio em uma das poucas redes de alto luxo no mundo.

A partir de então, já falamos com Martine sobre isso, comentamos com nossas famílias, fizemos umas entrevistas, preenchemos algumas papeladas, programamos viagens e eu, no final do semestre passado, saí do inglês para me dedicar exclusivamente ao francês de segunda à quinta.

No momento, tenho apenas aulas de francês com a Luci. Não estou mais com a turma que iniciei e agora ela só tem dois alunos que vão também para a França fazer estágio. Esses dois alunos são a Ana Messa, minha amiga que citei no primeiro parágrafo, e o Fenner, meu amigo que estuda na mesma sala que eu, Luci e Messa na Castelli.

Todos quatro tem aulas intensivas com Martine, fora os dois dias semanais de costume. As aulas geralmente são aos sábados pela manhã, o que pode ser, por muitas vezes, um verdadeiro martírio, mas sei que no final vai valer todo esse sacrifício.

Dia 4 de novembro, eu e Luci vamos a Porto Alegre fazer uma prova de francês para testar nossa fluência que, claro, está longe de ser perfeita. Entretanto, garanto que nosso francês consegue ser melhor que o português do Lula. Não que isso seja algo muito difícil ou louvável, mas é melhor que nada!