terça-feira, 12 de outubro de 2010

Apresentação Pessoal

Eu ia criar esse blog só quando tivesse perto da minha viagem à França, mas uma amiga minha, a Ana Messa, que também vai pra lá, acabou me animando a antecipar esse blog. Pois bem, acho que seria interessante me apresentar primeiro, dessa forma fica mais claro o motivo do blog.

Eu tenho 20 anos, sou natural de Fortaleza, CE, curso hotelaria na Castelli Escola Superior de Hotelaria, em Canela, RS. O curso é bacharelado em dois anos, porque estudamos dois turnos (manhã e tarde): das 8h às 12h e das 14h às 18h. É um curso puxado, mas só saber que me formo em dois anos, já vale muito a pena.

Comecei meus estudos na Castelli no dia 15 de fevereiro de 2009 e me formo agora em dezembro, dia 18. No meu segundo semestre de faculdade, por não encontrar um curso preparativo para o DELE em Canela, resolvi estudar francês, mas só pra preencher meu tempo mesmo. Eu sou uma pessoa muito fácil para me entediar, então preciso sempre ter algo para fazer.

Meu francês era as terças e quintas, das 20h às 21h30. Saia da escola, ia pra academia e da academia ia pro curso. Semestre passado, como tinha meu francês dois dias da semana e meu curso de TOEFL na quarta, queria fazer alguma coisa na segunda, pra não ficar em casa sem nada pra fazer.

Foi aí que resolvi falar com a Martine, minha professora de francês francesa, para que eu tivesse aula na segunda-feira com a Luci, minha amiga da Castelli que estava um semestre à minha frente. A Luci tem 19 anos, é de Lajeado, e vai para a França comigo.

A Martine disse que não havia problema algum e então na outra semana já passei a ter três aulas de francês por semana, mas até então, apenas para preencher meu tempo. O francês não era algo que me fascinasse tanto, para a revolta de muitos que amam esse idioma.

Passando umas semanas, vendo que conseguia acompanhar a Luci, que além de estar mais adiantada, era super inteligente e esforçada, comecei a me animar mais com o francês e a de fato gostar da língua.

Percebendo que a formatura já estava a menos de um ano e sem saber o que fazer, comecei a escutar algumas pessoas falando sobre o convênio que a Castelli tem com a rede Relais & Châteaux e fui ler mais a respeito. Não sei como nem por quê, mas eu e Luci comentamos sobre isso um dia e nos empolgamos com um possível estágio em uma das poucas redes de alto luxo no mundo.

A partir de então, já falamos com Martine sobre isso, comentamos com nossas famílias, fizemos umas entrevistas, preenchemos algumas papeladas, programamos viagens e eu, no final do semestre passado, saí do inglês para me dedicar exclusivamente ao francês de segunda à quinta.

No momento, tenho apenas aulas de francês com a Luci. Não estou mais com a turma que iniciei e agora ela só tem dois alunos que vão também para a França fazer estágio. Esses dois alunos são a Ana Messa, minha amiga que citei no primeiro parágrafo, e o Fenner, meu amigo que estuda na mesma sala que eu, Luci e Messa na Castelli.

Todos quatro tem aulas intensivas com Martine, fora os dois dias semanais de costume. As aulas geralmente são aos sábados pela manhã, o que pode ser, por muitas vezes, um verdadeiro martírio, mas sei que no final vai valer todo esse sacrifício.

Dia 4 de novembro, eu e Luci vamos a Porto Alegre fazer uma prova de francês para testar nossa fluência que, claro, está longe de ser perfeita. Entretanto, garanto que nosso francês consegue ser melhor que o português do Lula. Não que isso seja algo muito difícil ou louvável, mas é melhor que nada!

Um comentário:

  1. Ta bem perto a prova de vcs, espero que saia tudo certo =D
    Eu até gosto do francês, mas prefiro muito mais o espanhol e o português que o francês, hehe!

    ResponderExcluir