quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Apresentando a Cidade

A França está dividia em 26 regiões administrativas e uma delas é a região de Lorraine que, por sua vez, é composta por quatro departamentos: Meurthe-et-Moselle, Meuse, Moselle e Vosges.


A comunidade onde vou morar se chama Baerenthal e fica no departamento de Moselle. É uma vila pequena, com cerca de 750 habitantes, arborizada, com altitude de 240 metros e faz parte de um parque natural no norte de Vosges. Abaixo é possível ver algumas fotos de Moselle.



Economicamente a vila sobrevive da produção de talheres de aço e metais revestidos de prata. A cidade é, inclusive, uma das maiores produtores de talheres da França!

Quanto à religião, a cidade já foi católica, mas em 1570 o Conde Philippe IV trouxe a reforma à vila, suprimindo o catolicismo. Depois que a cidade foi reformada, a igreja protestante foi restaurada em 1630 e desde 1739 é considerada um distrito Protestante.

Fiquei feliz em saber disso, porque quando conversei com a Martine sobre essa questão da religião, como ela sabia que eu tinha o costume de ir à igreja aos domingos e que era protestante, me avisou logo que na França as pessoas não são muito religiosas e que dificilmente iria encontrar uma igreja por lá, independente de religião.

Levando em consideração que o hotel onde vou estagiar é bem longe da própria vila e que trabalharei aos domingos, sei que não vou ter facilidade pra freqüentar uma igreja, mas é bom saber, de qualquer forma, que o distrito é protestante e que num dia de folga, poderei ir até lá dar uma visitadinha.

A vila possui alguns interessantes pontos turísticos que gostaria de conhecer nos meus dias vagos:
  • Château du Grand-Arnsberg
  • Château du Ramstein
  • Igreja de Saint Catherine, transformada em Igreja Protestante em 1571 e reconstruída no século XVII
  • O marco perto de Schmalenthal, datado de 1605, delimitando as velhas fronteiras da região de Bitche.
  • O Calvário, perto de Frohnacker, datado de 1790.
  • A tomba de Philippe Hirtz, um ferreiro de Mouterhouse, datado de 1868.
  • A Capela da Imaculada Conceição, construída no final do século XIX, lugar de peregrinação todo mês de maio.
  • O Posto de Observação de Pássaros, o melhor local para observar a fauna da região.
Como adoro tirar fotos e filmar, além de sair pra conhecer diferentes lugares, sei que não vou morrer no tédio no meu período morando na França, mesmo sabendo que o hotel fique bem, beeeem longe da própria vila. Já vou começar a fazer minha listinha dos lugares para visitar!!

Château du Ramstein
Château du Grand-Arnsberg


3 comentários:

  1. Se vc quiser assistir os sermaos da minha igreja, ta aqui o site: www.foresthill.org (Ja que vc nao podera is pra igreja qdo estiver na Franca). O Pastor que nos casou, eh missionario na Franca. Ele havia nos dito q/ realmente o povo nao eh religioso.

    ResponderExcluir
  2. Peti! Obrigada!

    A minha igreja em Fortaleza não tem essa tecnologia toda ainda! O teu pastor ainda é missionário lá? Sabe em qual região ele tá morando?

    ResponderExcluir
  3. Ele ainda ta por la--acho q/ fica mais 3 anos. O nome do lugar q/ ele mora eh Gretz-Armainvilliers. O nome dele eh Chris Furr e ele eh meu amigo no Facebook. Adicona ele como amigo. Diz que eh minha irma e q/ vai morar na Franca. Pelo menos ja eh um contato c/ uma familia crista. Ele e sua esposa estao ajudando a plantar uma igreja.

    ResponderExcluir