terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Distâncias entre cidades

Como já deu pra perceber, eu adoro me aventurar pela internet e buscar dados sobre o país em que morarei. A parte mais divertida dos meus dias nessas férias é ficar brincando no Google Earth, buscando pontos turísticos e fotos postadas por internautas.

Fico fazendo tantos roteiros que às vezes até parece que já estou lá. Cada foto nova que encontro, já é mais uma trilha que quero fazer, mais uma ruína ou castelo que espero conhecer ou um novo esporte que desejo praticar.

Dependendo do local, dá pra ir pedalando! Até mesmo pra fronteira com a Alemanha tem como ir de bike! Eis a distância de Baerenthal para alguns lugares:




Black Forest, Alemanha.
1.       Pays de Bitches: 14,9 km 
2.       Strasbourg : 61 km
3.       Pays de Hanau: 27 km 
4.       Ville de Niederbronn-les-bains : 11,9 km 
5.       Paris: 452 Km
6.       Obernai-Sélestat: 110 Km
8.       Saarbrücken, Alemanha: 65,5 Km
9.       Baden-Baden, Alemanha: 72,5 Km
10.   Black Forest, Alemanha: 124 Km
11.   Black Forest, Alemanha (passando por Baden-Baden) : 131 Km
12.   Liechtenstein, Suíça: 409 Km (passando pela Alemanha)
13.   Luxemburgo: 173 Km (passando pela Alemanha)

Passagem aérea também é super barata. Vi uma de ida de Paris pra Strasbourg por 57. Sem contar que também tem umas empresas aéreas mais baratas, como Ryanair e a Easyjet, recomendadas por alguns mochileiros.

Existem vários roteiros para serem feitos de bicicleta pela França, e são esses os que me empolgam mais! Existem roteiros também que misturam bicicleta, caminhada e esportes aquáticos, como vela (mas esses já são pesados demais pra mim hehe).

Ter uma scooter até que seria uma boa lá na França, já que não consegui tirar minha carteira (mas dirijo divinamente bem, modéstia à parte cof cof). Andei até pesquisando preço delas por lá - por volta de 1.500€ - o problema é o preço da gasolina: parece que lá o combustível não é dos mais baratos.

Só sei de uma coisa, boa parte da França eu quero conhecer com uma mochila nas costas e suando numa bicicleta!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Baerenthal: mais sobre a cidade!

Prefeitura de Baerenthal.
O dia pra ida ao consulado francês em SP ainda é incerto, mas depois de um mês sem postar, consegui uma novidade: encontrei o site da prefeitura de Baerenthal.

Cada dia que passa eu me apaixono mais pela cidade. Tava muito difícil encontrar alguma coisa sobre ela, o máximo que eu pegava era texto da Wikipédia, uma fonte não muito confiável. E, mesmo assim, como as informações eram poucas, não tinha como saber a estrutura da cidade, qual era o chamativo dela, no que a população local obtia o meio de subsistência, dentre várias outras dúvidas que eu tinha e pensei que saciaria apenas chegando lá.

Camping
Quem me conhece sabe o quanto eu adoro aventura, trilhas, camping, esportes ao ar livre e ciclismo. Lá na cidade tem tudo isso! A cidade é rodeada por muito verde e montanhas, o que é ótimo pra prática de mountain bike, uma das atividades oferecida também pelo hotel onde vou estagiar.

Área de lazer no Grand Étang
Tem também uma lagoa enorme que atravessa toda a cidade e no seu meio foi construída uma área de lazer para os moradores locais, oferecendo área pra picnic, parquinho pras crianças, mesa de ping-pong, campo multi-esportes, campo pra tênis e outro pra beach-volley, locação de pedalinhos e um restaurante, além de esportes aquáticos na época de verão.

Trilha pela cidade!
De acordo com o site da prefeitura, a cidade tem certa de 4.000 hectares, sendo 80% ocupado por florestas. Quem a visita, já vai sabendo que ela é bem focada no turismo ecológico, com inúmeras trilhas que podem ser feitas a pé, a cavalo ou de carro. Mal posso esperar para fazê-las e me deparar com os animais da cidade: veados, cervos, javalis e raposas!

Por ser uma cidade repleta de água, a pescaria é muito famosa por lá e constantemente é motivo para reuniões de pescadores. No lago cidade anteriormente, o Grand Étang, a pescaria é permitida durante todo o ano, com exceção de dezembro. Os peixes que podem ser encontrados são percas, trutas, lúcios, gardons, tencas e carpas. O repovoamento dos peixes, especialmente as trutas, é feito anualmente.

Crianças brincando próximas à lagoa
Por meio do Planètes Jeunes, a cidade organiza diferentes atividades sociais destinadas exclusivamente ao público infantil e jovem. Antes essas atividades ocorriam apenas no período de férias, mas agora que foi construída uma ala do Planètes Jeunes no pátio da escola, as atividades também são feitas antes e depois das aulas.

Baerenthal ta no meio de uma vasta zona rural formada pelo Parque Natural Regional des Vosges du Nord. Ele foi criado em 1975 e a escolha do local deve-se à privilegiada localização geográfica. O parque tem 130.500 hectares, com 65% de florestas, 37 castelos, 113 monumentos históricos e 1.330 campos arqueológicos identificados.

Eu tô super feliz em saber que a cidade em que vou morar faz parte de tanta coisa, é recheada de atrativos naturais e coberta de trilhas e montanhas. Deve ter algum local pra prática de rapel e bungee jumping também. Adoro!!!!

Igreja Protestante da vila.
Cenário delicioso pra reunir os amigos e bater um bom papo!
Le château du Ramstein
Centro Comercial
Casa de moradores de Baerenthal