quinta-feira, 11 de agosto de 2011

1º dia no Hôtel K!


Hoje foi meu primeiro dia no hotel e eu amei! As pessoas são super simpáticas e pacientes. Confesso que estava um pouco inquieta, com medo deles não gostarem de mim, até porque é difícil nos acostumarmos com outro estagiário quando criamos laços com estagiários antigos, como é o caso deles com a Luci – que agora veio pro restaurante.

Mas essa minha inquietação, graças a Deus, foi descabida, porque eles foram todos, TODOS, uns amores!

Bom, falando sobre meu dia, acordei às 6h20 para ir pedalar das 6h30 às 8h, pois o trabalho começava às 9h. Depois da pedalada e de me arrumar, fui ao hotel levando uma torta de limão que fiz ontem para eles.

Chegando lá, me deparei com o chefe limpando o exterior do hotel. Proprietário sempre tem um cuidado imenso com seu negócio, né? Eu admiro muito o meu chef por isso. Anyways, entrei no hotel e a Madame Nicole, esposa do chef e também dona do hotel, já estava lá. Entreguei a sobremesa pra ela e ela ficou super feliz!

Depois que nós guardamos a torna na geladeira, a Madame disse que eu poderia me encontrar com as meninas que arrumam os quartos para começar o trabalho. Como são 12 quartos, não precisamos de várias camareiras, então no total somos três: eu, Fabi (italiana) e Magali. Daí tem a Mourielle, que é a governanta, mas ainda não a conheci, visto que hoje ela não trabalha.

As meninas me ensinaram como arrumava o quarto, me mostraram como se fazia o envelope no lençol da cama, o que me lembrou muito a marinha, já que lá eles fazem do mesmo jeito que fazíamos na minha época de milico.

Bueno, comecei a arrumar as camas, levei toalhas e roupões para os banheiros, abri janelas... Daí, quando terminei os 11 quartos (porque um já estava feito quando cheguei), limpei a poeira dos vasos, extintores, quadros e porta-velas.

Quando deu 14h, desci para ajudar o Salim a colocar a mesa do almoço em ordem. O Salim é como se fosse o gerente do hotel (digo “é como se fosse” porque não tenho certeza se ele realmente é, mas, de qualquer forma, ele exerce esse papel).

Como sou vegetariana, eles perguntaram se eu tinha alguma dieta especial, pois aqui tem sempre muita carne, o que não me favorece muito. Aí eu aproveitei pra dizer pra ele que quando estava no restaurante, geralmente comia minhas frutas, porque eu cortava e deixava na ala do Alejandro, que tem uns armários-geladeiras (nem sei se essa palavra existe, mas as gavetas são geladeiras). Então eles disseram que eu poderia levar minha própria comida pra lá, se quisesse, porque não tinha problema nenhum pra eles.

Fiquei super hiper mega ultra feliz! Até porque agora eu vou poder comer minha comidinha equilibrada, sem nenhum souci. Fiquei super feliz quando soube que poderia levar minha própria nourriture pro trabs!

E amanhã, sem falta, começarei uma dieta, porque engordei 3kg aqui e quero perdê-los antes de me encontrar com a mamãe em Paris, para nossas férias de duas semanas.

Ok, voltando ao hotel, depois do almoço, fui com o Salim até o restaurante, onde quebramos as garrafas de vidro e levamos os restos do almoço – é o restaurante quem faz o almoço pro pessoal do hotel.

Tomei meu banho, coloquei meu terno, e em menos de uma hora estava de volta ao trabalho. O Salim me colocou pra visitar um quarto e observar tudo o que viu para anotar depois, assim eu teria uma noção melhor do que havia em cada quarto.

Também anotei no meu caderninho os tipos de sucos que tem lá, organizei as confitures para o café da manhã, fiz a mise en place também para o coffe de la mañana, dobrei três tipos de guardanapos, servi champagne aos clientes com torta de morango e também com bombons de queijo, salame e outra coisa que não sei escrever aqui e não me atrevo a tentar. A torta de morango geralmente é servida antes das 18h, jás esses bombons salgados, após.

De manhã, quando cheguei, já sabia o nome de todos os quartos, que vão desde sementes a comidas como risoto e caviar. Fiquei super orgulhosa de mim, por sinal, quando o Salim chegou pra mim e disse: “Sara, tem que levar dois verres de champagne para a Framboise (que é o nome de um dos quartos)”. E eu já sabia em qual andar era, e para qual direção eu iria chegando lá. Nossa, só de pensar que decorei isso hoje, faltando dez minutos pra sair pro trabalho...

Ai, com Deus é maravilhoso comigo! Como Ele me ajuda!

Ah, tem outra coisa também! O Salim (ainda bem!) tinha me explicado a folha do café da manhã, onde os clientes marcam o que eles querem comer no outro dia. Foi ótimo ele ter me explicado logo, porque teve um momento em que ele subiu para acompanhar um cliente até o quarto, aí apareceu um casal de americanos e me pediu ajuda para preencher o folheto do café da manhã e eu consegui explicar tudo em inglês!

Lá no hotel tem duas coelhinhas. Se não estou enganada, a Madame Nicole  foi quem as ganhou. Fiquei um tempinho lá com elas, coloquei comidinha, brinquei um pouco... Aí surgiu um cliente, ele riu e perguntou: “ah, é esse o coelho que vou comer no restaurante?!”, porque no Menu Découverte tem carne de coelha. Haha Morri de rir!

Ai, eu nunca teria coragem de comer aquelas duas criaturinhas lindas, fofas e gostosas! Depois de uma hora ou mais que tinha dado de comer para as coelhinhas, o Salim chegou pra mim e disse que elas estavam precisando da minha ajuda. Chegando lá, vi que uma foi pro primeiro andar da gaiola e a outra ficou em baixo e não conseguia subir porque a escada tinha caído! Own, tão linda as duas tentando dar um jeito na situação!

Bueno, abri o telhado da casinha delas, organizeis as duas escadas e elas puderam voltar a brincar (ou brigar) como antes. Perguntei pro Salim se elas tinham nome, mas ele disse que não, aí riu e comentou “uma é lapin e a outra é rabitt”, que significam coelho em francês e inglês respectivamente.

Quando deu 21h voltei pra casa e cá estou eu, escrevendo no blog, radiantemente feliz, transbordando alegria e agradecendo a Deus pela fidelidade dEle para com seus filhos! Obrigada, meu Deus e Pai, por mais um dia abençoado na minha vida!

PS: abri uma garrafa de champagne pela primeira vez e guardei a tampinha de lembrança!
PS 2: todos gostaram da torta! (Só a Fabi que não pôde dar a opinião dela, porque descobri que ela é intolerante à lactose, então não pôde provar...).
PS 3: começando uma dieta amanhã e pedalada das 7h15 às 8h45

5 comentários:

  1. Woooooow, mas que dia movimentado, ein?! Sinto tanta falta disso, dessa correria, de aprender as coisas, de me sentir útil, sabe? Claro, eu sei que meu trabalho é muito útil, mas sabe quando você sente que não está usando toda inteligência que tem? Pois é! :)

    Fico super feliz que tudo esteja dando certo pra você. Isso que tu ta vivendo é uma experiência inesquecível! Aproveita cada segundo que o tempo passa voando!

    E que bom que vai poder levar sua própria comida, assim vai ficar difícil sair do planejado!

    Deixa eu te fazer uma pergunta de curiosa agora, aonde você mora aí? Divide apto?

    Beijos e tenha um ótimo começo de dieta :)

    ResponderExcluir
  2. AAi sarinha que fofa!! Sério to muito feliz por ti, e que bom que ta curtindo muito.. de verdade, da uma animo pra mim e pra Achsa te ver assim, a gente sempre ta na expectativa de ler teu blog e imaginar como vai ser ano que vem...!
    Toda a felicidade e sucesso pra ti nessa nova etapa e que continue assim nas mil maravilhas.. aushuahs! beijao

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pâm!

    Nossa, o dia foi super movimentado e maravilhoso! Sei bem como tu se sente, porque já me senti assim, pensando que não era útil, que minha inteligência não estava sendo explorada ao máximo. Resultado? Mudei completamente de área, de estilo de vida e agora, finalmente, me sinto bem comigo mesma.

    Eu moro no próprio restaurante, porque em cima dele tem uns quartos para os estagiários e funcionários que não são daqui. O dono do restaurante é dono também do hotel onde trabalho agora e eles ficam a menos de dois minutos a pé um do outro. Não gasto com praticamente nada, tenho tudo pago aqui: comida, luz, água, alojamento...

    Eles são maravilhosos!

    Beijo! Te cuida!!

    ResponderExcluir
  4. Candice!

    Que felicidade te encontrar aqui no meu blog! Já tinha me comunicado com a Achsa sobre o estágio de vocês, mas nunca falei contigo sobre o assunto!

    Quero muito deixar vocês a par de tudo o que passa por aqui! Quando virão pra cá? Já tem alguma noção do mês, pelo menos?

    Adoraria poder me encontrar com vocês aí no Brasil para conversarmos sobre o estágio, como a Liane fez comigo.

    Beijo! Fica na paz!

    ResponderExcluir
  5. Pururuca, a vida é assim. Ela te devolve o que você dá pra ela. Ela é como uma bola; se você joga uma bola verde na parede, ela volta verde; se você joga com força, ela volta com força; se você joga fraca, ela volta fraca (Einstein disse isso).
    A Vida está lhe retribuindo o que você fez, isso é natural. Mas sabemos que Deus está no comando de todas as cousas, e ele dita pra você como deve "jogar a bola".
    Não deixe a "peteca" cair.
    Do pai.

    ResponderExcluir