segunda-feira, 6 de junho de 2011

Fermeture da semana!

O serviço de ontem foi maravilhoso também! A minha dor nas costas tem passado e isso me deixa mais feliz e segura. Algumas vezes eu ainda sinto, tem horas que me dá uma agulhada, uma pontada... Não sei bem explicar o que é, mas ela vai e volta. O médico disse que isso é normal, já que a vértebra foi quebrada...

Bom, estou realmente feliz que tudo ocorreu bem essa semana! Deus tem sido muito bondoso comigo, muito mesmo!

Ontem à noite o número de pessoas foi menor, tínhamos 31 clientes para atender. É impressionante a quantidade de pessoas importantes no ramo da gastronomia que atendemos no restaurante e muitas vezes nem sequer temos noção disso. Quer dizer, quem não tem noção disso sou eu, já que não entendo muito da área de cozinha e restaurante, mas todo mundo lá sabe dos clientes que estão atendendo.

O que eu mais gosto aqui no restaurante é da forma com que todos tratam os clientes. A Madame Cathy sempre fala no brieffing sobre a importância de atender bem a todos eles, famoso ou não. Ela sempre diz que o cliente é o rei e que ele tem que se sentir bem no ambiente, porque é ele quem paga o nosso salário.

Como seria bom se todas as empresas vissem seus clientes dessa forma! A Madame tem toda razão quando nos fala isso, porque se o cliente não ficar satisfeito, além de  não voltar, vai falar mal do nosso serviço para outras pessoas. E isso é ainda pior em se tratando de um restaurante com três estrelas no Guia Michelin.

Falando agora sobre o serviço, não sei se já comentei aqui no blog antes, mas nossa farda é toda preta, apenas no domingo que a blusa por dentro do paletó muda: ela deve ser branca. Enfim, o Nasser, que também trabalha no restaurante, sempre brinca comigo dizendo que a minha blusa branca não é branca, é amarela. Aí coloca a minha ao lado da dele e diz “Tá vendo? Isso é que é branco”.

Realmente... A blusa dele é tão branca que a minha fica amarela!! A gente sempre ri disso, mas aí ontem coloquei outra blusa branca, herança da Gabi, a brasileira que estava aqui na França quando cheguei. Acredita que ele percebeu que eu mudei a blusa?

Eu me posicionei de frente à mesa 20A com a bandeja de aperitivos. Quando ele foi pegar os pratos que estavam nela, sorriu pra mim e disse: “Ah, hoje você veio com uma blusa branca, né? Só por minha causa, hein?”. Começamos a rir, foi engraçada a cara que ele fez, como quem diz: “finalmente, já era tempo, dona Sara!”.

Terminei às 16h de trabalhar. Subi, coloquei meus tênis e fiquei conversando um tempo com a Caroline, o Carlos Augusto (ainda não tenho certeza se é esse o nome dele ou não) e a Gio. Bom, a Gio todo mundo que lê meu blog, conhece; já os dois primeiros que citei, não, até porque só os conheci ontem também!

Eles dois são mexicanos e vão estagiar na cozinha do restaurante por dois meses. A Caroline vai ficar no quarto onde eu dormia, junto com a Luci.

O serviço de noite foi bem legal. Antes de começar o trabalho, enquanto os clientes não chegavam, o Jean-Jacques ficou dando aula de vinho pra gente: eu, Maxime, Marine e Jonathan.

O Jean-Jacques é um dos sommeliers do restaurante. Já comentei que aqui nós temos três? Pois é, no caso, são a Yoshiko, o Valér e o Jean-Jacques.

Cheguei em casa do serviço à 1h40. Ontem eu fiz fermeture. Ficamos eu, Grand Maxime, Valér e Patrick para o final do serviço. Quando deu quase meia-noite, fui ajudar a Sabine com as bandejas, porque alguns clientes já tinham ido embora, então não precisava mais de tantos porteurs para levar as poucas bandejas de sobremesa que ainda faltavam.

Quando todos os clientes foram embora, o Patrick começou a tirar todas as toalhas das mesas, enquanto eu limpava as cadeiras e tirava qualquer migalha de comida delas. Depois que todas as toalhas foram retiradas, colocamos os gueridons em cima das mesas e levamos os guardanapos para o salão.

Enquanto trabalhávamos, ficávamos eu, Patrick e Grand Maxime  conversando e rindo de tudo quanto era história.

Sempre gostei de fazer a fermeture com o Patrick, a Sabine e a Fabi. Ontem foi a primeira vez que fiz fermeture também com o Grand Maxime (tem dois Maxime no restaurante, então o maior é chamado de Grand Maxime) e foi super legal!

A gente ficou conversando sobre a final do jogo de tênis entre o Nadal e o Federer, e comentando que nós três preferíamos que o Federer tivesse ganhado.

A Fabi sempre leva umas guloseimas para o restaurante, tem dias que traz biscoito, outros, traz salgados ou bolo. Ontem ela trouxe um bolo, aí todo mundo da cozinha passa lá e pega um pedaço. Quando terminamos todo o serviço, quando já não tinha mais nenhum cliente e todos já estavam prontos para ir embora, ela me deu um pedaço do bolo que tinha sobrado, disse que era pra eu levar pra casa e comer! É muito linda, não? Fiquei super feliz!

Tem como o meu dia não terminar perfeito? Não tem! Meu dia foi simplesmente ótimo, maravilhoso, estupendo!

Obrigada, Senhor, por mais esse dia precioso que tu me deste!

PS: estou de folga agora pela manhã. Começo a trabalhar hoje às 18h30.

3 comentários:

  1. "...O Senhor renova nossas forças a cada manhã". Esse nosso Deus é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. Ter pessoas agradáveis ao nosso lado, que se importam conosco nos dá ânimo redobrado, e tudo isso é a bondade de Deus sendo derramada em sua vida. Continue firme em seus propósitos e conte sempre com sua mami! Te amo muito!! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Saraaa que bom saber que vc esta gostando dai! beijos e saudades Moany

    ResponderExcluir