terça-feira, 5 de abril de 2011

Terceira Fermeture e Money no bolso!

Texto escrito no dia 4 de abril de 2011.

***

Hoje pela manhã tive folga. Aqui no restaurante, além do final de semana (terça e quarta-feira), geralmente temos mais meio dia de folga – que é dado pela Madame Cathy, dona do restaurante junto com o chef, irmão dela – devido ao trabalho puxado.

Acordei às 8h, me troquei e fui caminhar até Baerenthal. No caminho me encontrei com algumas pessoas que trabalham no restaurante e estavam indo pra lá. Todo mundo, simpático como sempre, buzinava e acenava pra mim. Hehe

Chegando na cidade, fui até a boulangerie encomendar kouglof pra amanhã e voltei logo pro restaurante, porque já era hora de almoçar. Depois vim pro quarto, dei uma descansadinha e às 16h já estava pronta pro trabalho. Dia de segunda-feira não tem tanta gente como de sexta a domingo, mas a noite foi puxada do mesmo jeito.

Eram 30 couverts e, dos 30, 14 eram de uma única mesa, então imagina a loucura pra ficar correndo do salão à cozinha, pegando bandejas que cabiam apenas dois pratos! Ainda bem que temos porteurs (pessoas que carregam bandejas) suficientes!

O que mais me deixou feliz no trabalho foi que fiz a fermeture de novo! Não sei bem o motivo, mas espero que seja porque estão gostando do meu trabalho, porque eu simplesmente adoro fazer fermetures e ficar no serviço até o final! Essa foi a terceira fermeture em uma semana!

O fechamento (fermeture) começa quando o último cliente vai embora. Passamos o pano em todos os gueridons e tréteaux, apagamos as velas, tiramos todas as toalhas de mesa e levamos para o térreo do restaurante, onde tem a lavanderia e outras dispensas, subimos cadeiras, descemos outras, lavamos bandejas, separamos talheres, varremos o escritório, jogamos água no chão e passamos rodo, separamos as tulipas do dia, que já não serão mais utilizadas e jogamos fora, além de vários outros serviços.

O clima de descontração na hora da fermeture é muito bom e eu adoro. Agora são 2h30 da manhã, como tinha menos gente do que nos dias anteriores, o serviço acabou mais ou menos 1h da matina. Às vezes nesse horário ainda tem cliente!  O mais engraçado é que já me acostumei tanto com esse horário, que eu termino de trabalhar e nem sequer estou cansada!

Ah, outra coisa, hoje todos nós da cozinha e do restaurante recebemos a gorjeta do mês. Todo o dinheiro dado à parte pelo cliente é separado e divido igualmente entre os que trabalham no restaurante. As gorjetas vem uma semana antes do nosso salário, parece.

Anyways, ganhei dinheiro! Pela primeira vez na vida ganhei dinheiro por ter trabalhado e, acredite, não tem sensação melhor! Mesada do papai? Não, não, agora, finalmente, tô batalhando pra ganhar meu sustento por conta própria!

Agora é descansar e aproveitar o nosso final de semana!

OBS: Papi, isso não quer dizer, claro, que um dinheirinho vindo de ti não seja bem-vindo, tá? Garanto que não vou achar ruim! =P
OBS 2: O tempo aqui tá passando voando, essa já foi a minha terceira semana de trabalho! Que Deus continue acompanhando cada passo meu e me abençoando com sua infinita graça! Obrigada, Senhor!

“Louvar-te-ei, Senhor, entre os povos; eu te cantarei entre as nações.
Pois a tua misericórdia é grande até aos céus, e a tua verdade até às nuvens. Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; e seja a tua glória sobre toda a terra.” Salmos 57: 9-11

3 comentários:

  1. O "BANDAN", ou melhor, o Banco Daniel, tem sempre uma linha de crédito aberta prá você...mas você só usa a linha de doação!!!

    ResponderExcluir
  2. Tenho agradecido a Deus por cuidar tão bem de você! Sua disposição e empolgação por seu trabalho me deixa radiante. É Saroca, dinheirinho suado tem seu valor e você tem feito por merecer. Te amo muitão! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. é tão bom ganhar o nosso dinheiro né? mesmo que seja uma merrequinha né!? hahaha AAh colocar tulipas no lixo? que pecado, dá uma água para elas e elva para enfeitar o quarto, aiosjaoisjaios eu faria isso, certo! Quando as coisas são boas, voam! Fico feliz que estas gostando do estágio. Beijinhos Sarrá! Saudades de você! :D

    ResponderExcluir