terça-feira, 12 de abril de 2011

Semana puxada, banho de chuva, despedida da Gabi e primeiro salário!

A semana foi puxadíssima e não tive muito tempo de escrever aqui. Fiz fermeture, trabalhei muito no serviço, fiquei de folga na segunda pela manhã, levei os primeiros gritos do chef e teve a despedida da Gabi ontem.

Cada dia que passa, gosto mais do trabalho, apesar de ficar um pouco cansada algumas vezes, mas Deus tem me ajudado muito nesses momentos de fadiga, cansaço e, principalmente, saudade da família.

Sempre tem uns dias que nós ficamos mais saudosos, principalmente quando a cultura do país entra um pouco em choque com a nossa. Eu adoro a independência que tenho aqui, algo que também amava em Canela e que sentia muita falta quando ia pra Fortaleza, mas o carinho da família e a presença dos meus pais são algo que sinto saudade, e o máximo que posso fazer é orar e pedir ajuda a Deus pra suportar esses momentos.

Vou usar meu pedômetro durante toda essa semana de trabalho que começa agora na quinta, pra ter noção de quantos passos dou em média e quanto seria em quilômetros. Depois coloco aqui o resultado.

Para os que não conhecem, eis o queijo suíço.
Anyways, não ganhei peso aqui na França, pelo contrário, emagreci, mas comprei umas frutas pra jantar, porque a comida aqui é muito oleosa e já tô vendo umas celulites safadinhas na minha derrière - traseira, para os mais íntimos -, e ficar com as nádegas parecendo um queijo suíço não é nada bonito, pelo menos não no meu conceito de estética.

Bom, ontem foi a despedida da Gabi. Ela foi embora hoje e já tá me fazendo uma falta danada. Vai ser difícil entrar na cozinha pra carregar as bandejas e não ver a Gabi na parte dos peixes, trabalhando e sorrindo pra mim quando eu entrar.

Ela me ajudou muito e foi uma companhia realmente prazerosa, infelizmente só tivemos um mês juntas aqui... É difícil me despedir de alguém que foi uma base pra mim, alguém que me deu conselhos, me mostrou tudo na cidade, explicou como as coisas funcionavam no restaurante, apresentou os amigos e sempre me levava junto pra onde ia.

Felizmente ainda nos encontraremos no Brasil e, como prometido, vou aprender a fazer kouglof, para podermos comer com um cafezinho (ou chimarrão), colocar todos os papos em dia e falar sobre todos esses meses de estágio.

Hoje foi o primeiro dia do final de semana. Pela manhã tinha um sol brabo, mas lá pelas 11h começou a chover, e depois choveu granizo, aí fez sol de novo, depois o tempo fechou, e às 16h, adivinha? Isso mesmo, fez sol! YAY!

Botei uma roupa pra pedalar, desci pro galpão, peguei a bicicleta e fui direto pra boulangerie pegar o kouglof que eu tinha encomendado na minha folga. Na metade do caminho, TCHARAN!!, começou a chover. Por 10 segundos pensei se devia voltar ou não pra casa, mas continuei a rota, porque se voltasse, ia chegar molhada do mesmo jeito.

A chuva engrossou e fiquei me imaginando com duas orelhinhas de burro enquanto pedalava, porque todo carro que passava por mim olhava como quem pensava "o que essa louca tá fazendo de short e óculos escuros nesse frio e chovendo??". Tá, na minha defesa, faço questão de lembrar que estava super ensolarado quando saí de casa.

Cheguei encharcada na boulangerie, sem sentir minhas mãos, me tremendo de frio e com os pelos do braço arrepiadíssimos, fazendo um ângulo perfeito de 90º com meus braços. Enfim, comprei meu kouglof e a senhora da padaria perguntou se não queria ficar esperando a chuva passar, mas como eu já estava ensopada mesmo, não ia adiantar muita coisa, então resolvi ir logo pro restaurante.

Depois que cheguei em casa com frio, molhada
e com meu kouglof. Ah, e o croissant de damasco, claro!
Acho que ela ficou com pena de mim e por isso me deu um croissant de damasco de presente. Foi muito fofo da parte dela. As duas senhoras que trabalham na boulangerie são super simpáticas e adoram conversar comigo, principalmente agora que já me conhecem e sabem do meu amor pelo kouglof. Sem contar que sempre ganho algum presentinho: da última vez, foi um biscoitinho amanteigado na forma de coelho. Devia ter batido foto. Vou ficar mal acostumada desse jeito, né? =P

Bueno, cheguei no restaurante me tremendo, tomei um banho bem quentinho e em menos de meia hora a Yoshiko apareceu com o Alejandro perguntando se não queríamos fazer as compras pra semana, já que aqui não tem supermercado e pra ir pra uma vila que tenha pelo menos um mercadinho, tem que ser de carro.

Eu e Luci fomos com eles, compramos tudo o que tínhamos que comprar, inclusive peguei um caderninho de exercícios pra crianças, porque preciso treinar mais a gramática do meu francês, e comprei também uns filmes que tavam em promoção (dois euros!!) pra assistir em francês e afinar mais o ouvido.

Cada momento que fecho meus olhos e oro, não sei como agradecer a Deus pelas grandes maravilhas que Ele tem operado na minha vida, pelo amigo fiel que Ele sempre foi pra mim, mesmo quando eu não mereci, mesmo quando não dei motivos para que Ele continuasse ao meu lado, mesmo quando nem sequer valorizava a Sua presença.

Deus sempre esteve comigo, mas precisei viajar, ficar longe da família, trabalhar pesado, deixar os mimos dos meus pais de lado e a vida de princesinha que levava, para perceber que as pegadas que eu pensei serem minhas, eram, na verdade, de Deus, me levando ao caminho certo.

Como fui pretensiosa ao achar que tudo o que conquistei até hoje era mérito meu, apenas meu, quando ele foi todo do meu Pai, do meu Deus.

“Ó Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água;
Para ver a tua força e a tua glória, como te vi no santuário.
Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão.
Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos.
A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios,
Quando me lembrar de ti na minha cama, e meditar em ti nas vigílias da noite.
Porque tu tens sido o meu auxílio; então, à sombra das tuas asas me regozijarei.
A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta.” Salmos 63: 1-8


PS: ganhei meu primeiro salário essa semana. Se não me engano, no meu último post falei sobre o dinheiro das gorjetas que havia ganhado e expliquei que ele geralmente vinha uma semana antes do salário. Anyways, é assim que funciona mesmo, porque recebi meu primeiro salário na segunda-feira, ontem! Como é bom receber dinheiro fruto do nosso trabalho!

4 comentários:

  1. Saroca, o primeiro salário! Que legal!!! :D

    ResponderExcluir
  2. Estou muito feliz por tudo que tem vivido nesse tempo de estágio. Gorjetas, salário, as amizades, passeios... O que mais me encanta, e sou muito grata a Deus, é sua busca por mais intimidade e conhecimento Dele! Sou estimulada a buscar o mesmo todas as vezes que leio seu Blog e vejo como tem crescido espiritualmente. Te amo muito e que toda a sua vida seja para glorificar Aquele que morreu e ressuscitou para graciosamente nos dar a salvação, Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  3. "Pedalando na Chuva". Esse deveria ser o título desse (artigo?). Eu adorava jogar bola chovendo, pois sempre que eu corria os pingos d'água batiam no meu rosto e eu sentia uma sensação agradável e jogava bem melhor...vou parar por aqui, pois tô ficando muito poético.

    ResponderExcluir
  4. É, papi... Tu tá filosofando demais, já... heoiaheoihaioea

    Te amo, gostoso!

    ResponderExcluir