terça-feira, 22 de março de 2011

Síntese da Semana

Pra semana terminar com chave de ouro, trabalhei das 9h às 12h50 e das 16h à 0h50. Isso mesmo, doze horas e quarenta minutos em pé, andando de um lado para o outro, subindo e descendo escadas, aspirando sala, dobrando guardanapo e preparando mesas; carregando bandejas com pratos altamente sofisticados, copos caríssimos e taças finíssimas.

Eu não tenho palavras pra agradecer a Deus pela bondade que ele tem tido comigo. Deus tem me dado forças que eu nunca pensei antes que teria, e uma desenvoltura no salão que pra mim era algo completamente fora da realidade.

Quando estudava na Castelli e tinha que fazer estágio nos finais de semana, ficava torcendo pra passar o dia todo lavando louça e não ter que carregar nada pra cliente algum. Só de pensar que isso poderia acontecer, já imaginava todas as catástrofes possíveis, como derrubar bandeja com todos os pratos, derramar café no cliente, anotar pedido errado...

Anyways, isso não tem acontecido aqui. Pelo contrário, mesmo com a dificuldade do idioma, vou pra cozinha, pego as bandejas e levo pro cliente. O maior problema aí é conseguir entender o número da mesa, porque quando o prato tá pronto, o chef ou os outros cozinheiros gritam “service, s’il vous plaît”, aí um de nós do salão vai à cozinha e fala oui!”, então quem chamou pelo serviço fala o número da mesa.

Os números em si não são o problema, mas o que me dificulta é que tem mesa 3, mesa 3A; mesa 9, mesa 9A... E eu nem sempre sei se eles falaram o A no final ou não, porque é tudo muito rápido.

Quando não tenho certeza se ouvi correto, vejo a quantidade de pratos na bandeja, porque geralmente o número de pessoas nessas mesas é diferente, então se tem dois pratos na bandeja, é óbvio que eu não vou pra mesa que tem quatro pessoas, por exemplo.

Antes do serviço, também ajudo na mise en place. 9h já começo retirando as flores brancas dos vidros que enfeitam a mesa, coloco os ronds nos guardanapos, passo ferro nas toalhas de mesa (e tô passando muito bem, modéstia à parte), organizo o local onde o personnel almoça, passo aspirador em todo o salão do restaurante e na sala de espera, desço pra dobrar guardanapo e mais algumas (várias) outras coisas.

A parte de ir dobrar guardanapos na lavanderia é uma atividade que eu gosto muito porque sempre aproveito que estou sozinha pra ficar orando. É um momento a mais que tenho com Deus pra continuar agradecendo por todas as maravilhas que Ele tem feito na minha vida e pedindo pra que Ele continue ao meu lado, me ajudando no serviço e a compreender o que as pessoas (principalmente o chef) falam.

Todo mundo que trabalha no restaurante tem sido de uma empatia enorme comigo. Sempre estão dispostos a me ajudar, puxam assunto comigo e perguntam se estou bem, se não tenho saudade da família ou se não é muito difícil ficar tanto tempo longe de casa. Já até fazem algumas brincadeiras comigo e, pra completar, ainda fazem uma comidinha especial pra mim por ser vegetariana. Tem como alguém não se sentir bem num lugar assim? Não tem como! É simplesmente impossível!!

Continuem orando por mim e pedindo a Deus pra que tudo continue saindo nos conformes.

“Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do SENHOR na terra dos viventes.” Salmos 27:13

Obrigada, Senhor, porque tenho visto constantemente a tua bondade para comigo!

***

PS: Só ontem eu comi chocolate de caramelo, chocolate de café, chocolate de arroz, biscoitinho, baguete, um doce alsaciano que é simplesmente perfeito (o nome é em alemão e não sei escrever), metade de uma caixinha de pretzel e ainda rachei uma torta de maçã com a Luci às 2h30 da manhã de hoje. Fui me pesar assim que acordei, às 7h, e adivinha? 60kg! Ah, como é bom trabalhar! A gente come um monte de besteira e ainda consegue emagrecer! hahaha

3 comentários:

  1. Qdo isso acontece comigo e fico me perguntando como comi tanto e nao engordei, o Kyle diz: "Accept this gift!". Eh um presente mesmo comer todas essas guloseimas e nao engordar!! Aproveite!!

    ResponderExcluir
  2. Estou torcendo que seu final de semana seja tão agradável quanto foi sua semana. Fico feliz por seu desempenho no trabalho e seu crescimento na fé. Momentos assim, nos faz superar com mais graça as dificuldades que se apresentam para nosso aperfeiçoamento. Amo você muito! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. AAh, também quero comer e emagrecer! hahaha a propósito, só comidas boas, chegou a fazer meu estômago sorrir! hahaha Amiga, fico muito feliz que estas gostando do estágio, deve ser puxado ficar no salão todo esse tempo, e é obvio que tu ia te sair bem né Sara!? Tu te critica demais, o problema seria eu no salão, isso sim! hahahahahhaa Boa sorte, nos falamos por comentários de blogs! :P beijinhos

    ResponderExcluir