quarta-feira, 16 de março de 2011

Primeiro Dia de Estágio

A Luci começava a trabalhar hoje às 9h, mas às 10h eu e Gio também deveríamos ir ao restaurante para nos encontrarmos com o Chef, porque ele ia nos apresentar tanto o hotel quanto o restaurante.

Acordamos às 8h, nos arrumamos e descemos. Eram 8h50 quando abrimos a porta da cozinha e ainda estava tudo escuro, porque as pessoas só chegam a partir das 9h, então ficamos lendo os papéis que estavam no mural que falavam sobre carga horária, higienização no trabalho, feriados e algumas outras informações.

Quando deu 9h e a Luci foi trabalhar, subi pro nosso quarto e fiquei esperando dar 10h pra descer, mas a Gio apareceu aqui 9h45, então aproveitamos pra descer logo e ficar esperando por perto.

Enquanto esperávamos, o Chef apareceu e disse que infelizmente não poderia nos apresentar o hotel naquela hora porque tinha que fazer compras pro restaurante, mas que às 15h nos levaria para o tour. Ali mesmo também fiquei sabendo que quem trabalharia no restaurante pelos próximos cinco meses seria eu e não a Luci, como haviam nos informado ontem, então trocamos de lugar e passei o resto do dia no salão do restaurante.

Chegando no salão, conheci a Madame Christelle, que é a Maître do restaurante. Ela se apresentou e me passou meu primeiro serviço, que era fazer o coin em todas as toalhas das mesas. Ela foi super simpática e me ensinou como se fazia. Depois que terminei a tarefa, perguntei pra ela o que mais poderia fazer, foi quando chegou o Jonathan, que é o garçom do hotel, e a Christelle o deixou encarregado de me ensinar o restante do serviço que deveríamos fazer.

Nós ajeitamos as cortinas, que devem ficar rente à madeira das janelas, e acomodamos a parte que toca o chão de modo uniforme, para ficar esteticamente aceitável; varremos a parte de fora do restaurante; espanamos a areia que serve de decoração na sala de espera para que ficasse toda nivelada; deixamos as cadeiras da sala de espera próximos de suas mesas como deve ser e cuidamos que todas elas estivessem na mesma distância, porque uma não pode ficar mais à frente que a outra; e algumas tarefas mais.

Quando deu meio-dia, fomos almoçar. A turma do serviço (que é a turma do salão) almoça no próprio salão, já a turma da cozinha almoça num refeitório que tem saindo pela cozinha e descendo as escadas.

Quando fomos pegar nosso almoço lá na cozinha, perceberam que não tinha pegado peixe, foi quando me perguntaram se eu não gostava ou não comia. Ainda não tinha dito que era vegetariana, mas como não queria que eles pensassem que não estava comendo a carne deles por pirraça, resolvi explicar que era vegetariana.

Eles foram super atenciosos e até cortaram um tomate pra mim. Comi junto com arroz, uma verdura que tinha lá no almoço e comi também um doce que é uma iguaria Alsaciana. O nome é bem complicado de escrever, mas quando bater uma foto desse doce (na verdade é um pão doce) postarei aqui pra todo mundo ver.

Esse pãozinho Alsaciano é realmente uma delícia e espero encontrar mais dele nesse tempo que estiver aqui! Hehe

Almoçamos todos juntos no salão e consegui me comunicar com o pessoal, até. Meu francês ainda não é dos melhores, mas vai começar a engrenar. Estávamos em seis: Christelle, Jonathan (garçom), Serge, Tiffanie (commie), Valer (sommelier) e eu.

Quando terminei meu almoço, estava livre para ir pro meu quarto ou fazer qualquer outra coisa que quisesse, porque meu horário é das 9h às 12h e das 16h às 20h, mas resolvi ficar um pouquinho mais no salão, só observando mesmo, para ver como tudo funcionava.

Mapa das mesas.
Fiquei com o Serge, que é o senhor responsável por receber os clientes que chegam e levá-los até suas mesas. O Serge é super atencioso e todo mundo gosta dele. Ele me explicou como organizava a lista dos clientes e mostrou que para cada linha, poderia encontrar até seis informações, tais como o nome do cliente, quantidade de pessoas e o número da mesa.

Depois ele fez um mapinha do salão pra mim e mostrou o número de cada mesa, para que eu decorasse depois. Guardei de lembrança! Depois que o vi recebendo alguns clientes e observei também como os garçons e commies se portavam durante o almoço, subi para o meu quarto e descansei um pouco até dar 15h para ir conhecer o hotel e o restaurante junto com as meninas e o Chef.

Quando deu o horário, descemos para fazer o tour com o Chef. Já tinha conhecido todo o restaurante e a cozinha, mas ainda não tinha ido ao hotel. Ele é simplesmente perfeito e vale a pena cada euro pago ali! O Hotel é impecável e tem um estilo diferente de todos os que eu já vi. Respira-se luxo no lugar, mas é um luxo clean, perfeito, e com decorações que lembram a natureza e meio-ambiente.

Tour com o Chef
Todos os quartos são rodeados de vidro que vão do chão ao teto, então o hóspede, quando vai dormir, pode deixar as cortinas abertas e se sentir como se estivesse dormindo na floresta. É tudo perfeitamente bem cuidado e cada quarto tem o nome de uma especiaria.

Cheguei no trabalho às 16h30 e fui logo aspirando o chão do salão, que é coberto por carpete. Logo em seguida, fui passando o ferro nas toalhas das mesas para que o vinco não ficasse aparecendo para o cliente, porque não fica bonito. Depois fiz o coin de cada toalha; fui pra lavanderia e dobrei os guardanapos; coloquei as velas dentro dos vidros que ficam em cima das mesas e mais algumas outras tarefas.

Quando deu a hora de jantar, fizeram uns legumes pra mim. Foi muito legal da parte do pessoal da cozinha fazer isso, porque não era o planejado. O jantar foi servido às 18h e no horário da noite a Christelle não trabalha. O Maître é um rapaz chamado Patrick.

Anyways, quando começou o trabalho, pensei que fosse ficar mais observando mesmo, mas já comecei a trabalhar: levei comida, carreguei prato, coloquei bandeja no lugar, recolhi refeição... Gostei muito do trabalho! O tempo passa super rápido, porque não paramos um minuto sequer. Tem sempre um prato pra levar, algum material pra carregar até a cozinha...

No início fiquei um pouco nervosa, porque tudo é novidade e eu tenho muito medo de fazer algo errado, mas depois a gente vai pegando mais confiança e começa a fazer o trabalho direitinho. Claro que eu cometi algumas (várias) mancadas, mas no decorrer do trabalho a gente vai aprendendo. Uma coisa que gostei muito é que eles corrigem meus erros logo de cara, não esperam pra corrigir depois, então eu já não cometo o mesmo erro de novo.

Outro ponto forte disso é que eles podem acabar esquecendo de corrigir algum erro meu se deixar pra depois, então corrigindo na hora fica mais garantido que não cometerei o mesmo erro.

Fiquei super feliz também porque lembrei o número das mesas. Foi uma maravilha o Serge ter feito aquele mapinha pra mim. Parece até que ele tava adivinhando que eu ia precisar! Ele também tinha me ensinado como carregar a bandeja na parte da manhã, então isso também me ajudou a noite.

Anyways, o tempo passou tão rápido que quando menos esperei, já tinha dado 22h30. Quando cheguei no quarto, a Luci já estava lá, então conversamos sobre o nosso dia e o que cada uma fez, tomamos nosso banho e nos preparamos para dormir.

Depois de um tempinho, a Gabi apareceu aqui, porque o trabalho dela tinha terminado, daí batemos um bom papo, foi super legal! Quando foi um pouco mais tarde, os dois meninos do salão também apareceram no quarto pra falar sobre o jogo de futebol que teria amanhã (terça-feira).

Assim que todo mundo foi embora, nos deitamos e só pensávamos em fazer logo a faxina no nosso quarto no dia seguinte!!

Não tenho palavras pra agradecer a Deus por sua infinita bondade para comigo.

“Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no SENHOR.” Salmos 31:24

7 comentários:

  1. Isso me lembra do tempo que eu trabalhava num restaurante qdo estava na faculdade...que bom que eles corrigem seus erros na hora. Eh a melhor maneira de aprender! To louca pra ver a foto desse paozinho.:>

    ResponderExcluir
  2. Saroca!
    Agora vc tem que mudar o título do blog para "Antes, DURANTE e depois." :D
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. E eu tô louca pra comer de novo, Peti! hehe Assim que puder, vou bater a foto!!

    ResponderExcluir
  4. Nati, valeu por lembrar. Tinha esquecido de mudar! hahaha Beijo, Nati! xD

    ResponderExcluir
  5. Eu ia chorar se tivesse que carregar bandejas! Sou péssima nisso; poderia passar o dia limpando os vidros do salão e dobrando toalhas, anyways..tudo menos carregar bandeja e abrir vinho! HAHAHAHA que bom que gostou Sara! Tô acompanhando teu blog todos os dias! Beijinhos, saudades!

    ResponderExcluir
  6. Bom começo; nem parece o trabalho que eu tenho com os topiqueiros. Deus seja contigo no trabalho e no lazer. Teu velho te ama...já estou sentindo falta do "pai, meu not book não tá funcionando...chama o Bonfim".

    ResponderExcluir
  7. Sarinha, tentei muitas vezes falar contigo, mas a internet lá de casa é um saco. Cai toda hora e é muito lenta, agora eu sei como é que você se sentia. Queria ter ouvido sua voz eufórica contando sobre o seu trabalho. Amei saber que as pessoas são sinceras e atenciosas. Sei que aprenderá muito durante esse tempo e saiba retribuir com dedicação. Te amo muito!

    ResponderExcluir